SoftBank e Toyota Motor criam projeto de serviços de carro autônomo

0

O SoftBank e a Toyota Motor Corp. apostam em um futuro em que consumidores e empresas vão suprir suas necessidades de transporte sob demanda, formando um novo empreendimento que irá desenvolver e implantar tecnologias de carros autônomos.

A Monet Technologies lançará inicialmente serviços de atendimento a agências públicas japonesas e empresas privadas, seguidas pela implantação de veículos autônomos em 2020, disseram as duas empresas em um evento em Tóquio nesta quinta-feira, 4. Depois do Japão, a Monet pretende se expandirá globalmente.

O conglomerado financeiro investidor em tecnologia e a maior montadora da Ásia estão buscando competir numa área onde as empresas de tecnologia e automóveis dos EUA assumiram a liderança. É a primeira colaboração significativa entre a SoftBank e a Toyota, que já investiram bilhões de dólares em startups de serviços automatizados de direção e compartilhamento de carros, que impactam os mercados de automóveis e de transporte.

O SoftBank terá pouco mais de 50% do empreendimento, enquanto a Toyota controlará o restante. Ele será inicialmente capitalizado em 2 bilhões de ienes (US$ 17,5 milhões) e, eventualmente, chegará a 10 bilhões de ienes, conforme necessário. A SoftBank e a Toyota disseram que veem o empreendimento fornecendo uma variedade de serviços, como veículos de entrega de refeições nos quais os alimentos são preparados em movimento, ônibus hospitalares onde exames médicos a bordo podem ser realizados e escritórios móveis.

"A empresa de mobilidade é apenas o primeiro passo", disse o fundador da SoftBank, Masayoshi Son, em evento conjunto com o presidente da Toyota, Akio Toyoda. "Haverá um segundo e um terceiro e espero que a conexão seja aprofundada daqui para frente".

Mobilidade autônoma como serviço

O nome "MONET" combina as primeiras letras das palavras "rede de mobilidade" e foi escolhido para incorporar o desejo de ambas as empresas de construir uma rede de mobilidade que ofereça mobilidade mais segura e confortável para todos.

O MONET proporcionará coordenação entre a Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota ("MSPF"), a infraestrutura de informações da Toyota para veículos conectados e a Plataforma de Internet das Coisas (IoT) da SoftBank, criada para criar novo valor a partir da coleta e análise de dados adquiridos de smartphones e smartphones. dispositivos sensores. Utilizando uma ampla gama de diferentes formas de dados relacionados à mobilidade automotiva e humana em ambas as plataformas, a MONET tem como objetivo otimizar a oferta e a demanda no transporte e, finalmente, lançar negócios Mobilidade-como-Serviço (MaaS) capazes de resolver questões de mobilidade social e criação de novo valor.

Para a primeira fase, a MONET planeja implantar serviços de despacho de veículos just-in-time para agências públicas locais e empresas privadas em todo o Japão. Esses serviços, que incluirão o transporte sob demanda por meio de parcerias regionais e ônibus corporativos, serão fornecidos em sintonia com a demanda dos usuários.

Na segunda metade dos anos 2020, o MONET planeja implantar negócios Autono-MaaS (mobilidade autônoma como serviço) usando o e-Palette, o veículo elétrico de bateria dedicado da Toyota para serviços de mobilidade que pode ser usado para diversos fins, incluindo mobilidade, logística e vendas. As possibilidades incluem serviços de mobilidade just-in-time focados na demanda, como entregas de refeições, veículos onde os alimentos são preparados enquanto estão em movimento, ônibus hospitalares onde exames médicos a bordo podem ser realizados, escritórios móveis e muito mais. A MONET também pretende lançar esses negócios no Japão com vistas a futuras expansões no mercado global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.