Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Gartner destaca as quatro ondas da disrupção digital

Gartner destaca as quatro ondas da disrupção digital

0
Publicidade

O Gartner alerta que as constantes transformações digitais exigem que os executivos de alto escalão e que os CIOs (Chief Information Officers) reformulem as estratégias para que suas organizações sejam capazes de se adaptarem mais rapidamente às novas tecnologias para suportar novos modelos de negócios que as inovações tecnológicas permitem às operações.

“A abordagem de esperar para ver não funcionará mais”, diz Leigh McMullen, distinguished analyst e vice-presidente de vendas do Gartner. “Os negócios digitais atingirão as empresas em quatro ondas rápidas, forçando as organizações a aprenderem a surfar e se adaptar rapidamente as novas tecnologias que suportam os novos modelos de negócios”.
Neste cenário, o Gartner avalia que as quatro ondas de interrupção são:
 
1. Mudança de foco: do custo para o crescimento – As organizações estão cada vez mais mudando suas estratégias da necessidade de cortar os custos para a busca de crescimento de receita e lucro. De acordo com a CEO’s Survey 2019, do Gartner, a grande maioria dos CEOs (Chief Executive Officers) afirma que suas companhias desejam desenvolver tecnologia internamente para criar valor comercial, ao invés de terceirizar o trabalho de TI. “No modo de crescimento, a empresa deve se diferenciar, mas nos negócios digitais, ela deve usar a tecnologia para fazer isso”, diz McMullen.
Recomendação do Gartner: Recomendamos que os líderes trabalhem no redesenho do modelo operacional das infraestruturas e ações de TI para dar suporte aos negócios digitais, transformar talentos, maneiras de trabalhar e outros elementos estabelecidos pela organização de TI.
 
2. Transformações digitais semeiam o caos em todos os mercados – O efeito disruptivo da transformação digital ainda não atingiu seu pico. As mudanças ainda atingem os mercados de maneiras diferentes – e em momentos diferentes. Por exemplo: indústrias fortemente regulamentadas, como as áreas de saúde e de bancos, continuam resistindo à digitalização total, enquanto a mídia de streaming reformulou completamente a indústria da música.

Recomendação Gartner: Os CIOs têm que buscar as opções para responder às futuras transformações digitais, mas devem fazer esta análise sempre avaliando as áreas de negócios que podem realmente se beneficiar de uma determinada tecnologia e, com isso, pensar em formas de criar novo valor para os clientes.
 
3. O modelo de negócios da plataforma fica perturbado – Hoje, uma plataforma digital suporta muitos negócios digitais, além das atividades da própria empresa e de seus parceiros que fazem parte de seu ecossistema. Isso significa que, geralmente, há mais poder de computação ocioso nas mesas dos funcionários e nos smartphones do que nos data centers ao redor do mundo.

Recomendação Gartner: Para dar suporte ao principal modelo de negócios da organização, os CIOs devem explorar uma arquitetura baseada em Nuvem com aplicações distribuídas, com ações que combinem Cloud e Edge Computing. As ofertas de Nuvem distribuída suportam a Internet das Coisas (IoT), mas também beneficiam os ambientes móveis e de desktop.
 
4. Inteligência artificial, IoT e Blockchain criam uma tempestade perfeita – A capacidade do Blockchain de suportar microtransações ponto a ponto – combinada com a capacidade de tomada de decisão inteligente da Inteligência Artificial (IA) e os poderes sensoriais da IoT – criará negócios nunca antes possíveis. Os aplicativos de Inteligência Artificial, incluindo chatbots e assistentes pessoais virtuais, já estão sendo amplamente adotados nas empresas, e as tecnologias Blockchain continuam amadurecendo rapidamente.

Recomendação Gartner: Educar os líderes empresariais sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Blockchain para que eles possam entender as implicações dessas tecnologias e reorientar o gerenciamento intermediário para o cultivo de talentos à sua volta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile