Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Levantamento traça perfil de startups do setor de propaganda e marketing no...

Levantamento traça perfil de startups do setor de propaganda e marketing no Brasil

0
Publicidade

Se antes as empresas não podiam abrir mão do investimento em propagandas em TV, jornais e revistas para conquistar novos consumidores, hoje é preciso ir além e caminhar em direção à digitalização. Os avanços tecnológicos criaram um mercado ultra competitivo onde, mais do que nunca, compreender o indivíduo, suas necessidades e hábitos de consumo tornou-se regra essencial para oferecer-lhe o produto certo, no momento ideal — e consequentemente conquistá-lo. É para esse cenário que se volta a segunda edição do Distrito Adtech e Martech Report, levantamento realizado pelo Distrito, empresa de inovação aberta que atua junto a startups.

De acordo com o estudo, o Brasil conta hoje com 475 startups voltadas para a área de propaganda e marketing, das quais 263 surgiram nos últimos 5 anos. As empresas dividem-se em quatro grandes segmentos: Advertsing & Promotion (27,3%), formado por empresas que desenvolvem soluções para promoção, divulgação e exibição de marcas, produtos, serviços e campanhas; Content & Experience (21,8%), categoria com foco no desenvolvimento de conteúdos valiosos para atrair, reter e engajar o público-alvo; Commerce & Sales (28,6%), com soluções que recolhem dados e informações dos consumidores e, por meio de tecnologias como inteligência artificial, potencializam as vendas e, por fim, Social & Relationships (22,1%), voltado para empresas que desenvolvem soluções para áreas de relacionamento com clientes e marketing nas redes sociais.

A região Sudeste é a que mais concentra startups do setor: são 64,2% delas, frente a 28,9% no Sul, 3,6% no Centro-Oeste, 2,8% no Nordeste e apenas 0,2% no Norte do País. São Paulo é o Estado com maior densidade, 48,6%, seguido por Santa Catarina, com 9,8%, e Rio Grande do Sul, com 9,4% das empresas.

“Poucos setores foram tão afetados pela revolução digital quanto as áreas de marketing, mídia e publicidade. Se por um lado temos uma infinidade de canais para que os profissionais da área passem suas mensagens, muitas vezes a baixo custo, inclusive, por outro, temos um mercado saturado, desafiado pelas constantes mudanças na Leis Gerais de Proteção de Dados e pelo avanço das melhores práticas de SEO. O período é bastante desafiador”, comenta Gustavo Gierun, cofundador do Distrito.

Tamanho e visibilidade

Do total, 81,7% das empresas mapeadas têm de 1 a 50 funcionários, 8,3% entre 51 e 100 e 10,1% delas possuem mais de 100 colaboradores. A categorias que mais emprega é a Content & Experience graças a startups como Movile, Resultados Digitais e Rock Content.

Mesmo tendo com uma significativa parte das adtechs e martechs com poucos funcionários, a visibilidade que essas empresas possuem no LinkedIn é, em geral, superior à tendência traçada pela relação dessas duas variáveis em outros segmentos da economia.

Público-alvo

As startups de propaganda e marketing miram predominantemente outras empresas: praticamente 98% delas são B2B (Business to Business) e somente 2,2% são B2C (Business to Consurmer). Do total, 8% trabalham com os dois públicos.

Perfil dos sócios

Tal como ocorre em outros segmentos, a presença de mulheres entre os sócios das adtechs e martechs é ainda bastante desequilibrado: apenas 14,3% são mulheres.

Na média, uma startup do setor possui 2,93 sócios, nascidos majoritariamente no Estado de São Paulo (53,1%) e com idade entre 26 e 45 anos. 65,5% dos sócios possuem ensino superior completo.

Mortalidade

No segundo semestre de 2018, o Distrito lançou o primeiro estudo do setor. Na ocasião, eram 344 empresas mapeadas. Se por um lado tivemos um incremento de 38%, por outro, 52 (15,2%) das startups que integravam o levantamento anterior encerraram suas atividades ao longo do último ano.

Destaques e promessas

O estudo aponta ainda as startups mais relevantes do setor, considerando faturamento presumido, número de funcionários, visibilidade, investimentos e idade das empresas. São elas: In Loco Media, Printi, Brasil CT, Dotz, Méliuz, Neoway, Olist, Infracommerce, Pipefy, Resultados Digitais, Rock Content, Zenvia e Semantix.

Além dos destaques, o levantamento traz também as empresas mais promissoras, detentoras de soluções relevantes e já com um estágio avançado de tração no mercado. Zoom, Hi Plataforn, Inove, Exact Sales, Blinks, Hands, Take, Cortex, Geofusion, Scale e Rank MyApp integram esta lista.

O estudo traz ainda um panorama do ecossistema, cases de sucesso e os principais investidores de venture capital do setor, além de listar eventos que reúnem players diversos do segmento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile