Localiza melhora performance com plataforma de dados flash

0

A Localiza, a maior rede de aluguel de carros da América do Sul, adotou a Pure para apoiar o processo de evolução tecnológica da companhia. Com uma plataforma integrada que atende às necessidades dos 8.817 funcionários das 599 unidades distribuídas em 401 cidades, a Localiza conseguiu eliminar o tempo gasto com manutenção, atualização e ajuste de cargas de trabalho, com ganho de performance e redução significativa de tempo de resposta em 32%.

Baseada em Belo Horizonte, a Localiza completou 46 anos de atuação no mercado e hoje é avaliada em R$ 29,6 bilhões. Toda a operação é executada em uma plataforma de negócios, composta por quatro frentes principais: aluguel de carros; franchising de aluguel; gestão de frotas; e uma rede de pontos de vendas de carros desativados da frota para consumidores finais (seminovos). No segundo trimestre deste ano, houve um crescimento de 36,8% na receita líquida da empresa, comparado com o mesmo período em 2018, atingindo R$2.381,2 milhões.

Com mais de 9,2 milhões de clientes e atuação no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai, o cenário de produção é composto por virtualização e grandes cargas de banco de dados. Em 2017, foi construída a nova sede da companhia em Belo Horizonte, e a estratégia tecnológica era construir um datacenter com soluções mais robustas para garantir a operação pelos próximos 10 anos, mas, ao mesmo tempo, com baixo consumo de espaço físico. Dessa forma, os maiores desafios da Localiza eram a redução do espaço físico de armazenamento, melhoria de performance e manutenção da solução, que consumia um tempo valioso e exigia esforços repetitivos da equipe. Além disso, as atividades de expansão de hardware exigiam cautela para não gerar indisponibilidade no ambiente.

Em um ambiente totalmente virtualizado, com equipamentos modernos, dois data centers e estrutura baseada em servidores físicos de alta densidade, a implementação de Pure faz parte do projeto de evolução do ambiente de TI da Localiza, que reconhece o potencial da tecnologia all-flash para atender às demandas existentes em sua plataforma integrada.

"Acreditamos que as inovações em tecnologias de armazenamento e proteção de dados contribuem para otimizar as entregas de TI. O ganho de performance, a operação simplificada e o suporte em tempo real, aliados à garantia de evolução tecnológica, nos mostrou o valor das soluções da Pure Storage", explica Dante Castro, especialista de TI e responsável pelas equipes de virtualização e armazenamento na Localiza

Em busca de maior performance e disponibilidade para as aplicações de missão crítica, o projeto teve início a partir da adoção do FlashArray, operando em um ambiente mais controlado e virtualizado com sistemas de baixo nível crítico. Com o aumento da confiança no desempenho e suporte da Pure, em 2018 a Localiza fez um upgrade do FlashArray//M para o FlashArray//X. Esse segundo passo trouxe também a inovação no modelo de negócios da Pure, com a assinatura do Evergreen, um programa que permite a flexibilidade de upgrade sem custo adicional. "No passado enfrentamos problemas com a questão de renovação de tecnologia e, a longo prazo, o modelo Evergreen da Pure é um diferencial para preservar esse tipo de investimento e manter a evolução tecnológica", afirma Dante.

Desde a implementação, a Localiza já conseguiu reduzir o tempo de resposta de 1,616ms para 1,101ms, que permite que os sistemas da companhia sejam mais rápidos. Hoje a solução Pure está presente nos dois datacenters da Localiza e é responsável por parte do processamento de uma infraestrutura composta por 800 servidores e 900TB de dados. Essa arquitetura funciona em completa sinergia com as soluções legadas que atendem às necessidades de processamentos da companhia, sejam centralizadas ou distribuídas nos dois sites.

"A Pure Storage surgiu para acelerar e simplificar os processos de automatização e virtualização das empresas. É um prazer imenso fazer parte da história de evolução de uma companhia como a Localiza, tradicional na América Latina, que atua em diversas frentes de negócios e dispõe de um volume altíssimo de dados", diz Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.