Toledo do Brasil duplica velocidade de processos e reduz custo operacional

0

Mais do que uma atualização ou expansão de capacidade, a Toledo do Brasil partiu para uma abordagem inovadora da arquitetura de storage, com a migração para a plataforma HPE Nimble. "Ficamos surpresos com a simplicidade e a eficiência do Nimble. O ganho de densidade com os recursos de compressão e a inteligência na deduplicação trouxeram uma redução de 3 vezes no uso físico dos discos e por consequência uma redução considerável no consumo de energia. Com a interface web de gerenciamento, ficou muito mais fácil criar discos, alocar espaço e outras manobras. Em caso de falha, a plataforma é interligada à HPE, abre o chamado automaticamente e é suportada de forma remota", descreve Anderson Cuel, coordenador de infraestrutura de TI da Toledo.

A Toledo do Brasil é uma das mil maiores companhias do país, com a quinta posição em rentabilidade e sexta em crescimento sustentável do setor Mecânica, conforme o ranking do jornal Valor Econômico. Os servidores atendidos pela nova estrutura de storage rodam o ERP, servidor de arquivos, software de engenharia e outras aplicações.

"São aplicações pesadas, que precisam de velocidade de conexão, alta performance no acesso aos dados e baixa latência", observa Anderson.  Ele esclarece que a atualização da plataforma de storage foi feita sem qualquer alteração nos servidores.

Em 2018, a equipe de TI da Toledo e a MPE viram a necessidade de aumentar performance de I/O. "Sabíamos da demanda por performance e elasticidade para expandir e desenvolver serviços. Com novo storage, dá para fazer isso com simplicidade", acrescenta.

Após a implementação, em fevereiro de 2019, também se percebeu uma redução drástica das queixas de lentidão das aplicações, mesmo sem ter trocado os servidores. "Às vezes, a rotina de backup (agendada para o fim de semana) se estendia para fora do tempo pré-definido. O Nimble faz isso mais rápido e se por algum motivo necessitarmos executar qualquer processo no horário de expediente, ninguém percebe", conta. "Por ter tecnologia SSD, o acesso é de alta performance", nota Anderson.

O Nimble HF 40, o modelo implementado na Toledo do Brasil, é uma plataforma híbrida, com armazenamento em SSD e SATA. O produto foi incorporado ao portfólio da HPE em 2017, com a aquisição da Nimble Storage. A chave da liderança da Nimble é a combinação da arquitetura com um sistema de gerenciamento de dados, baseado em recursos de IA, capaz de consolidar acessos, antecipar solicitações e outras manobras avançadas para minimizar o processamento e maximizar eficiência e performance.

Fernando Mota explica que, com os recursos de inteligência e automação da plataforma HP Nimle, 86% dos eventos que poderiam gerar demandas ao suporte passam a ter as chamadas abertas e resolvidas automaticamente. Mais do que automatizar os diagnósticos e ajustes relativos à própria plataforma de armazenamento, a nova estrutura de gestão de dados abrange todas as variáveis em um ambiente de nuvem híbrida que podem impactar o acesso aos dados. Portanto, endereça tanto os problemas com o storage em si (que, em média, são a causa de menos da metade dos incidentes) quanto falhas e gargalos em outros pontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.