Publicidade
Início Notícias Inovação Telefônica anuncia fundo de até 250 milhões de euros em parceria para...

Telefônica anuncia fundo de até 250 milhões de euros em parceria para impulsionar startups deep tech

0
Publicidade

A Telefónica e a gestora de capitais de risco K anunciam o lançamento do Leadwind, um novo fundo de venture capital independente, que aguarda apenas a autorização dos órgãos regulamentares para operar e abrir para a participação de investidores públicos e privados. O fundo Leadwind investirá em startups de crescimento rápido que trabalhem com tecnologia disruptiva e transformadora (chamadas deep tech scaleups), instaladas no sul da Europa e na América Latina. O intuito é investir em plataformas tecnológicas que abram caminhos para novos modelos de negócios nos segmentos de Inteligência Artificial, conectividade 5G, Edge Computação, IoT, Blockchain e análise de dados.

O Leadwind acompanhará fases subsequentes de investimento ao da Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefónica no mundo, assim como os fundos Telefónica Ventures e outros veículos de investimento da empresa e fundos do sul da Europa e América Latina. O fundo Leadwind oferecerá suporte aos fundadores das scaleups para que eles alavanquem o crescimento de seus negócios, com o intuito de se tornarem líderes globais.

“O Brasil tem despertado muito interesse nos investidores mundiais, devido às tecnologias que vêm surgindo e a liquidez que o mercado tem apresentado. O capital investido no país cresceu e isso demostra a importante maturidade que a que o ecossistema empreendedor brasileiro chegou. Por esse e outros motivos, estamos olhando cada vez mais startups scaleups nesse mercado”, comenta Guenia Gawendo, Telefónica Ventures Managing Director.

O tamanho mínimo do fundo será de 150 milhões de euros, podendo chegar a 250 milhões de euros, em que a Telefónica pretende assumir uma participação relevante, servindo de plataforma para que outras empresas e instituições públicas e privadas possam investir e trabalhar com scaleups, gerando empregos e valor nas economias locais.

O novo fundo vai liderar rodadas de investimento de até 15 milhões de euros, e fará coinvestimento com os principais investidores nacionais e internacionais. Além disso, aproveitará o conhecimento tecnológico e de mercado da Telefónica e dos demais potenciais investidores corporativos, junto com sua rede global e relações com o ecossistema, para apoiar as scaleups na Europa e América Latina, com foco em setores como a segurança cibernética, indústria 4.0, futuro do trabalho, energia, e-health, fintech e mobilidade.

A K, que conta com uma equipe de investimento especializada com ampla experiência executiva e operacional em startups scaleups em áreas relevantes como Liderança e Talento, Desenvolvimento de Negócios e Produto e Dados, administrará o fundo. “O relacionamento estreito com os empreendedores, sobretudo nos momentos mais difíceis, baseado na confiança e na afinidade que surge das experiências compartilhadas, será um diferencial neste projeto”, afirma Iñaki Arrola, sócio-fundador da K.

O projeto de investimento se associa às iniciativas do Grupo Telefónica para fortalecer as áreas de inovação e conexão com o ecossistema empresarial. “o fundo Leadwind será uma peça chave na estratégia de Inovação da Telefônica para oferecer a melhor interface para o relacionamento com startups scaleups tecnológicas”, afirma Chema Alonso, Chief Digital Officer e Diretor de Inovação Global da Telefónica. “Depois da experiência acumulada com a Wayra e com os fundos Amérigo e Telefónica Ventures, o fundo Leadwind surge para promover a inovação por meio de investimentos em startups scaleups, apoiar a transformação do país e criar líderes mundiais”, completa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile