WhatsApp, Facebook e Instagram sofrem pane na tarde de segunda-feira

0

WhatsApp, Facebook e Instagram enfrentaram uma pane global nesta segunda-feira,4, deixando milhões de usuários sem comunicação. A gigante da mídia sociais sofreu uma queda de 4,9% na Nasdaq, acompanhando um quede gral do mercado.

No Twitter, o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer pediu "Sinceras desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook agora".

"Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível", continua ele, em meio a relatos de que o Facebook enviou uma equipe a um data center da Califórnia em um esforço para redefinir manualmente os servidores.

Um problema de Domain Name Service não apenas aparentemente sujou as tabelas de endereços que informam aos computadores na Internet onde encontrar os serviços do Facebook, mas quase certamente desativou uma maneira de consertar o problema remotamente e até mesmo desativou os crachás de acesso para engenheiros do Facebook que tentavam entrar em prédios.

Ao mesmo tempo o Facebook enfrenta as denúncias desde que a ex-funcionária do Facebook. Frances Haugen, se revelou a fonte da série de denúncias "Arquivos do Facebook" do The Wall Street Journal .

A liderança da empresa conhece maneiras de tornar o Facebook e o Instagram mais seguros e não fará as mudanças necessárias porque colocou seus imensos lucros antes das pessoas. É necessária uma ação do Congresso", ela dirá, de acordo com informações da agência Reuters.

O DNS SUMIU!

"Embora possa parecer uma falha imensa em todos esses serviços e aplicativos, o motivo é provavelmente um serviço DNS que todos eles usam para rotear suas páginas e serviços para nossos dispositivos", afirma Lotem Finkelsteen, head de inteligência de ameaças da Check Point Software Technologies.

Segundo Finkelsteen, o DNS é simplesmente o protocolo da Internet para converter as palavras que usamos, como Facebook.com, em uma linguagem que os computadores conhecem – números ou endereço da Internet. "Eles fazem a conversão e nos encaminham para os serviços e aplicativos que pedimos para usar. Quando esse serviço cai, os serviços parecem que estão fora do ar, mas agora estão acessíveis", informa Lotem Finkelsteen.

Para Alberto Azevedo, CEO da CYB3R, "falhas e indisponibilidades não são algo raro na nossa vida moderna, quase que semanalmente uma ou outra plataforma que utilizamos enfrenta problemas técnicos e fica desde alguns minutos até várias horas fora do ar. Porém no dia de hoje a indisponibilidade do Facebook é especial. A gigante das redes sociais não está somente com indisponibilidade em alguns serviços, servidores ou lentidão.

Segundo o executivo, o BGP é um protocolo de borda, sua função é basicamente construir um sistema autônomo que se entrelaçam a outros sistemas BGPs e provê o "pavimento" para que se construam redes interconectadas como a internet. A indisponibilidade de hoje no Facebook se deu porque, a princípio por acidente, a rede social fez uma série de alterações em seus sistemas BGP que basicamente retiraram seus próprios servidores da internet.

"O BGP pavimenta tudo, é um protocolo que funciona na camada 4 do protocolo TCP, ou seja, ele dá sustentação para tudo que esteja acima disso. Se existe um problema com os roteadores BGP, DNS, HTTPS, FTP e qualquer outro protocolo", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.