Camex reduz Imposto de Importação para mais produtos de TI e telecomunicações

0
2

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução para 2% da alíquota do Imposto de Importação para bens de capital e produtos de informática e telecomunicações até 31 de dezembro do ano que vem. A redução, aprovada por meio da publicação de duas resoluções no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 4, abrange a aquisição de circuito fechado de som, áudio e vídeo para metrô, e 119 bens de capital, além de renovar a validade de redução para quatro produtos.

Esses itens, que pagam hoje 16% e 14% de imposto, respectivamente, para entrar no país, passam a integrar o regime de ex-tarifário, mecanismo de estímulo adotado pelo governo para produtos de informática, telecomunicações e bens de capital não fabricados no território nacional, visando a estimular investimentos produtivos.

Os empresários estimam importações totais equivalentes a US$ 136,6 milhões, com potencial para gerar empreendimentos internos de cerca de US$ 1,3 bilhão.

Entre os países de origem das importações beneficiadas com o total de ex-tarifários concedidos pela Camex destacam-se a Alemanha (32,33%), Itália (30,70%), EUA (18,12%), China (4,25%), e Espanha (3.03%). Além dos produtos de TICs e bens de capital, redução contempla ex-tarifários da indústria naval, a produção de bebidas e o setor de autopeças.

Deixe seu comentário