A Citrosuco implantou o Microsoft Office 365 para otimizar as funções de seu departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), setor responsável por inspecionar todas as 4 unidades fabris da empresa e estabelecer ações preventivas para neutralizar possíveis acidentes que ameacem a saúde e segurança de seus funcionários, ou o meio ambiente.
Para desempenhar tal atividade, era necessário que o departamento se deslocasse por todas as áreas de operação da companhia, para preencher formulários para captação de dados de forma manual. “Nós realizamos um estudo para verificar quais funções poderiam ser aprimoradas com a adoção de uma solução como o Office 365. Identificados esses processos, mapeamos as ações e apresentamos as tecnologias que poderiam otimizar tempo, automatizando processo e comunicação, gerando dados muito mais detalhados e com mais agilidade “, comenta Eduardo Sukarie, diretor Comercial da Brasoftware, desenvolvedora do projeto.
Murilo Mestriner, analista de TI da Citrosuco, destacou que antes da mudança, além do processo ser mais lento, havia a dificuldade da área em coletar as informações, centralizá-las e então consolidá-las em seus relatórios mensais para a diretoria, pois era necessário que os arquivos fossem digitalizados manualmente. “Nesse cenário, a utilização do Kaizala e do Power BI se provou a melhor solução uma vez que uma das funcionalidades era a criação e a publicação de formulários dinâmicos. Além disso, a aplicação tem como foco principal as pessoas que estão sempre se deslocando, ou seja, o usuário tem uma ferramenta de trabalho em seu smartphone, podendo exportar os dados coletados para a sua máquina”, declarou.
Mestriner também revela que, com a adoção da tecnologia, mais de 250 usuários do grupo de inspeção do SMMA foram beneficiados e inseridos na ação principal da área. “Anteriormente, apenas 50 funcionários de todo o núcleo de SSMA conseguiam se deslocar para colher esses dados, contudo, após a implementação do Kaizala, mais colaboradores do núcleo puderam aderir à função”. “O engajamento dos nossos usuários aumentou 55% após o plano de adoção desenvolvido pela Brasoftware. Em cinco meses, tivemos 3703 formulários respondidos. Um número que destaca o quanto cresceu a capacidade da equipe de SSMA”.
Após a implementação da ferramenta, a fornecedora de tecnologia também promoveu, durante três meses, treinamentos divididos em cinco turmas de 50 pessoas para os funcionários da Citrosuco, com o objetivo de capacitá-los e estimulá-los a desenvolverem soluções internas. Em um dos dias do treinamento, a produtora de suco também contou com o apoio da Brasoftware na realização do IT Experience, evento onde os seus mais de 500 colaboradores tiveram a oportunidade de ter contato com as ferramentas disponíveis no Office 365. “Nós tomamos conhecimento da necessidade da Citrosuco que além da aplicação, precisava de pessoas que pudessem executá-la. Desse modo, buscamos dar autonomia aos colaboradores para que o uso das aplicações, assim como o desenvolvimento de novos recursos, fossem feitos de maneira muito simples, proprietária de com a agilidade que uma operação como a da Citrosuco precisa”, explica Sukarie.