Mercedes-Benz do Brasil implementa infraestrutura hiperconvergente

0

A Nutanix anuncia que a Mercedes-Benz do Brasil implementou software de nuvem corporativa para suportar ambientes de criação, produção e orquestração. Com mais de 60 anos no Brasil, atualmente com quatro unidades  (São Bernardo do Campo, Campinas e Iracemápolis, em São Paulo, e Juiz de Fora, em Minas Gerais) e, mais de dez mil funcionários em todo o país, a empresa é única do setor automotivo que atua em todos os segmentos da indústria, fabricando automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, chassis de ônibus, além de câmbios, motores e eixos de seus veículos.

A área de TI da Mercedes-Benz sempre trabalhou com muitas aplicações legadas rodando em três camadas. Porém, no primeiro semestre de 2018, um novo desafio foi definido: a busca de uma solução nova no mercado que pudesse solucionar dificuldades da área com mais velocidade, disponibilidade e que reduzisse custos. Testes e avaliações das soluções da Nutanix foram realizados, o que resultou na implementação da Infraestrutura Hiperconvergente (HCI).

Empregando hardware Nutanix, com a utilização do software Acropolis, o projeto foi pioneiro, sendo, na época, a única planta da Mercedes-Benz em todo o mundo a usar o Nutanix (HCI). Usando o modelo brasileiro, outras unidades da fabricante já aderiram ao modelo, em outros países, e adotaram a infraestrutura Nutanix.

A implantação da Mercedes-Benz resultou em aprimoramentos em áreas como orquestração e atualização de aplicações. O que costumava levar seis horas agora leva 30 minutos.

Logo, foram percebidos benefícios nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento, engenharia, produção, logística, financeiro e vendas, o que consequentemente coopera para toda à empresa, criando um ambiente digital maduro e integrado à rotina da Mercedes-Benz não apenas como TI.

Outro destaque, é o benefício do "1 Click Upgrade", ferramenta que opera automaticamente o software promovendo o aprimoramento das soluções sem a necessidade de longos projetos de desenvolvimento, permitindo que o time de TI fique livre para outras funções de aprimoramento do ambiente digital.

Questões problemáticas em ambientes anteriores foram solucionadas, como o tempo de instalação de uma máquina virtual que foi reduzido em 75%, além da reinicialização de servidores que agora é realizada em até três segundos.

Um processo de DevOps com Nutanix também foi iniciado. A ação começou a ser realizada no segundo semestre de 2018, migrando todos os códigos fontes para dentro de um outro servidor. Um dos objetivos da implementação é o aprendizado que será de extrema importância para a área de TI da Mercedes que está começando a trabalhar com este tipo de sistema.

O plano da Mercedes-Benz é continuar avaliando novas tecnologias e facilidades que serão implementadas, crescendo ainda mais o ambiente Nutanix, ou seja, não há mais espaço para ambientes legados.

Aníbal Ulisses Coral, arquiteto de Infraestrutura de TI da Mercedes-Benz, responsável pelos servidores, storages e backups, destacou facilidades de sua nova estrutura de TI, que o possibilitou realocar pessoas para outros projetos, "a operação é fácil e a interface muito amigável. Também temos um tempo de resposta muito bom e o que é oferecido na venda é verdade: uma pessoa consegue cuidar de um cluster com três ou cem nós sem grandes esforços".

Leonel Oliveira, gerente geral da Nutanix no Brasil, comenta sobre o trabalho feito para a Mercedes-Benz, "sempre queremos fazer o melhor trabalho possível para nossos clientes, levando todas as aplicações que podemos oferecer para aprimorar os negócios de TI. O projeto da Mercedes-Benz no Brasil é pioneiro, um salto digital para novos tempos, e esperamos crescer ainda mais", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.