Projeto Sinkron acelera gestão ágil na Vivo e já controla 900 novos projetos no Jira Software

0

A Telefônica – Vivo, com 97 milhões de acessos, acaba de alcançar a marca de 900 novos projetos totalmente gerenciados por meio do Jira Software. O resultado faz parte do Projeto Sinkron, iniciado em 2020, cujo objetivo é a criação de uma plataforma de gestão que possibilite à empresa escalar e acelerar a gestão ágil no desenvolvimento de inovações em TI. O projeto contou com a ajuda da e-Core, que atuou como consultoria estratégica e suporte técnico na implementação do Jira Software. 

"Ainda temos projetos legados em andamento, alguns com escopo até 2024, e estamos definindo as migrações. A previsão é desligar as antigas ferramentas até o final deste ano", informa Mariana Costa, consultora de projetos da operadora e gerente do projeto Sinkron.  

De acordo com ela, embora os processos internos anteriores sempre tivessem seguido os mais rígidos padrões de gerenciamento de mudanças, controles de qualidade e governança, as ferramentas se mostravam insuficientes e ineficazes por não trazerem os recursos desejados. Problemas como a ocorrência de registros descentralizados (em planilhas, e-mail e várias aplicações e artefatos paralelos) implicavam retrabalho e a falta de padronização dificultava uma visão fim a fim dos projetos.  

Desta forma, segundo ela, a padronização e a unificação de tudo em uma ferramenta online permitiu acesso à informação conectada agregando rastreabilidade e transparência. "Simplificação foi o foco do projeto, eliminando controles paralelos, ineficiências e burocracias. Além de buscar trazer para os times uma gestão de projetos mais amigável, alavancando a gestão por backlog, investindo na gestão visual, responsabilização e criando a base para a evolução dos nossos indicadores, explica Casimiro Conde, líder funcional e Técnico do Projeto Sinkron.  

Utilizado inicialmente como ponto de partida para o projeto Sinkron, o Jira Software foi ganhando relevância rapidamente e atualmente já conta com cerca de 4 mil usuários dentro da Vivo. "O Jira era equivalente a um componente, sendo conhecida apenas como mais uma ferramenta que operava parte do processo", explica Camila Tamara, Customer Success Management da e-Core, empresa responsável pela consultoria estratégica e suporte técnico da implementação da ferramenta no data center da operadora.  

"A bagagem de conhecimento funcional e técnico das plataformas Atlassian que a e-Core nos trouxe foi fundamental para a condução e sucesso do projeto. Penso que, além da entrega de um produto de qualidade, a e-Core contribuiu para a evolução do skill da equipe e expandiu em muito o nosso horizonte de conhecimento das potencialidades das ferramentas que possuímos", coloca Casimiro Conde.  

O projeto obteve sucesso em tudo aquilo que ele se propôs, contudo, a aplicação continuará evoluindo nos próximos anos já que a nossa forma de trabalho e modelos de entrega seguem em constante melhoria", coloca André Dias, diretor de Governança e Planejamento de TI na Vivo.  

Além do Jira Software, o projeto Sinkron passa por uma maior integração com a plataforma Confluence, que se torna o repositório central. Com isso, os artefatos de conformidade deixam de circular por e-mail. O projeto inclui também a integração com o Remedy, usado pelas áreas de Auditoria SOX e Gestão de Mudanças (GMUD) para liberar os releases à produção.  

Essa configuração permite que o tempo gasto na gestão de um projeto diminua, pois tudo está consolidado em um único lugar, sem a necessidade de buscar informações em diversas ferramentas, melhorando o tempo de resposta da companhia frente às exigências do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.