Como prevenir ou diminuir os ataques DDoS

0

Basta verificar as manchetes das principais notícias sobre tecnologia para saber que a distribuição de ataques de negação de serviço (DDoS) não vai desaparecer tão cedo. Na verdade, o DDoS está ganhando força como uma forma para que cibercriminosos e hacktivistas façam declarações políticas prejudicando a reputação de empresas ou fazendo com que suas vítimas percam de negócios, dinheiro e investimentos.

Em abril deste ano, no relatório "Entrando na próxima fase de defesa contra o DDoS", pesquisadores da Stratecast revelaram que os ataques DDoS estão aumentando de 20% a 45% ao ano. Eles também descobriram que a via de ataque DDoS é uma das ferramentas mais importantes utilizadas pelos hackers, muitas vezes como parte de uma estratégia.

Os ataques DDoS são alguns dos mecanismos mais eficazes de ataque quanto à segurança de TI, em parte, por causa da sua simplicidade. Eles são executados quando um cibercriminoso utiliza uma rede de computadores comprometidos para bombardear o computador – ou a rede de computadores – da vítima com mais tráfego do que as máquinas podem processar. Essa enxurrada de tráfego é projetada para sufocar a conectividade, forçando um desligamento automático e ocasionando uma "negação de serviço" para os usuários, literalmente.

A evolução das tecnologias DDoS vai exigir que as companhias encarem uma mudança de paradigma que implica uma maior previsão de ataques e defesas proativas contra eles. Portanto, as organizações precisam potencializar planos de resposta e avaliar a infraestrutura de rede levando em consideração as ameaças DDoS atuais.

•  As organizações devem começar por reforçar as defesas para servidores críticos e priorizar dados.
• É necessário, também, que seja realizada a implementação de recursos de gestão e de acompanhamento para que a empresa tenha uma compreensão abrangente de sua rede.
• Finalmente, os administradores de TI devem adotar medidas de segurança à prova de falhas que identifiquem rapidamente a fonte da ameaça, minimizando o impacto do ataque e restaurando o serviço o mais rápido possível.

Todos são prejudicados em ataques DDoS. Organizações atingidas, especialmente aquelas que dependem de uptime para transações de negócios, inegavelmente sofrem atrito com clientes e também perdas financeiras. Muitas empresas enfrentam consequências intangíveis, como o abalo da reputação e a perda de negócios futuros.

A proteção contra o desconhecido sempre foi um desafio. No entanto, com as técnicas avançadas oferecidas pelos os administradores de TI podem ter a certeza do mais alto nível possível de proteção para hoje e para o futuro.

Eduardo Siqueira, channel manager da Fortinet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.