Uso de meios eletrônicos de pagamento sobe 14% em 2011, indica BC

0

Os meios eletrônicos de pagamento responderam por 63% das transações financeiras no ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central. De 2010 para 2011, a alta foi de 14%, em decorrência principalmente da "forte influência" das transações com cartões de crédito e de débito, cujo uso avançou 16,8% no ano passado, diz o BC. Ao mesmo tempo, o uso de cheques no período recuou cerca de 5%.

Mesmo assim, o internet banking manteve-se como o principal meio eletrônico de pagamento, representando 36% do total das movimentações. O acesso remoto online somou 12.830 operações, alta de 151% quando comparado a 2010. Em seguida, aparecem os terminais de autoatendimento (ATMs), com 26% de crescimento e 9.262 transações. O crescimento anual foi de 29% mesmo com a redução do número de máquinas.

Segundo o BC, o cenário poderia ser mais ainda favorável ao mercado de ATMs caso existisse uma maior interoperabilidade entre os sistemas. “Se um terminal atende plenamente as necessidades do cliente [localização, funcionamento, funcionalidades, preços etc.], para ele pouco importa se o equipamento apresenta a identificação visual da sua instituição financeira ou não”, diz o documento.

Já os celulares e assistentes pessoais digitais (PDAs, na sigla em inglês), representaram 0,6% do número total de movimentações. Foram 196 milhões de transações, elevação de 308% na comparação com 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.