Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Copa do Mundo afetará vendas de PCs no Brasil no ano que...

Copa do Mundo afetará vendas de PCs no Brasil no ano que vem, prevê IDC

0
Publicidade

O mercado brasileiro de PCs deve encerrar o ano com uma queda de 10%, e a expectativa para 2014 é que a perda chegue aos 6%. O principal fator que deve afetar as vendas de computadores pessoais é a realização da Copa do Mundo, já que a atenção do consumidor estará voltada para a compra de televisores, de acordo com dados do relatório Brazil Quarterly PC Tracker da IDC Brasil. Outro aspecto que deve influenciar negativamente, segundo a consultoria, é a junção da Copa, Carnaval e eleições.

O relatório mostra que o mercado de PCs no Brasil voltou a ter um desempenho ruim nas vendas no terceiro trimestre deste ano. Com 3,4 milhões de unidades comercializadas, apresentou queda de 4% em relação ao trimestre anterior e de 15% na comparação com o mesmo período de 2012. Do total de máquinas vendidas entre julho e setembro, 61% foram notebooks e 39% desktops. As receitas também registraram números negativos, porém em menor escala, com retração de 5% na comparação com o trimestre anterior e de 1% frente ao terceiro trimestre de 2012.

“Nos últimos anos houve uma popularização dos PCs e sua consolidação no mercado local. Agora, a tendência é de estabilidade com leve declínio, o momento do mercado é de maturidade, com oscilações mais conservadoras”, avalia Bruno Freitas, diretor de consultoria da IDC. Ele ressalta que a dinâmica de preços deve ser impactada, por um lado, pela pressão do dólar e a incorporação de novas tecnologias aos equipamentos, como tela conversível, sensível ao toque e dispositivos mais finos, que devem elevar os preços, por outro lado, devido ao acirramento da competição, que tende a levar os fabricantes a baixarem os preços oferecendo produtos mais baratos do que a tendência de evolução do mercado indicaria.

O estudo da IDC mostra ainda que as vendas de desktop tiveram uma queda de 8% em relação ao trimestre anterior e de 14% em relação ao mesmo período de 2012. Os notebooks também tiveram um desempenho negativo no período e caíram 2% frente ao trimestre passado e 16% em relação a julho e setembro de 2012. “Ao contrário do que ocorreu em 2012, neste ano o governo não comprou computadores. Hoje percebemos uma preferência maior na compra de tablets pela rede pública de educação, o que impacta diretamente nas vendas de PCs”, explica Pedro Hagge, analista da IDC.

Com o governo comprando menos computadores, o mercado sofreu uma retração de 14% frente ao segundo trimestre de 2013 e de 34% em relação ao mesmo período de 2012. Foram vendidas 932 mil unidades para o setor corporativo (27% do total). Já o nicho doméstico foi responsável por 73% das máquinas comercializadas. No mesmo período de 2012 eram 65%.

O crescimento da categoria de computadores ultrafinos foi outro ponto identificado no estudo. Segundo a IDC Brasil, os ultrafinos vêm conquistando de forma tímida, por enquanto, o espaço dos notebooks tradicionais e tiveram um crescimento nas vendas de 145% em relação a 2012 e 48% em relação ao trimestre anterior.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile