Recursos Humanos: Uso de Big Data agiliza seleção de currículos

0

Depois de ajudar as empresas a "garimpar" candidatos em bancos de currículos na internet e nas mídias sociais, a tecnologia está revolucionando também os processos de RH mais sofisticados, elaborados por consultorias. As ferramentas de Big Data prometem sofisticar e agilizar a tomada de decisão no segmento.

Com investimento de mais de R$ 1 milhão e três anos de desenvolvimento, a empresa, que tem mais de 40 anos de experiência no segmento, a Luandre lançou no segundo semestre ano os primeiros módulos do FastRH. O sistema, desenvolvido por uma equipe própria, permite o cruzamento de diversos dados de demanda de vagas e oferta de candidatos, gerando benefícios tanto para quem contrata quanto para quem busca uma posição no mercado de trabalho. Já são mais de 300.000 candidatos com seus currículos na nuvem, acessíveis aos consultores de todas as unidades da empresa.

"Para a Luandre, o sistema permitirá fechar as vagas de maneira muito mais rápida e eficaz, com um trabalho de inteligência em cada etapa do processo seletivo," explica Fernando Medina, diretor de Operações. "Para o candidato, a ferramenta permitirá que, ao se cadastrar no nosso site, ele participe de maneira instantânea a milhares de vagas com chances reais de conseguir um emprego. Já para a empresa que tem um posto em aberto, além da satisfação de conseguir receber melhores candidatos em um curto prazo de tempo, o sistema permite a obtenção de informações mais relevantes sobre o processo. Com isto o RH tem mais dados para levar ao requisitante, por exemplo".

Entre outras vantagens, o sistema permite ao candidato que ele seja avisado se está dentro do perfil da vaga ou não. Por exemplo, se alguém formado em marketing se cadastra em vagas de finanças, recebe no mesmo momento um aviso de que não participará deste processo seletivo. Outra inovação é criar um portal para que os candidatos possam acompanhar, em tempo real, a evolução do processo seletivo. "Ao contrário de outros softwares, o FastFRH não visa substituir o papel do especialista em recursos humanos, mas sim agregar uma série de recursos que aumentem a agilidade e permitam uma análise mais inteligente e acurada por nossos consultores e clientes, além de reduzir drasticamente a burocracia que envolve uma seleção", detalha. 

A opção da Luandre de desenvolver a ferramenta de forma customizada e com equipe própria veio da decisão estratégica de adaptar a tecnologia às reais necessidades da empresa e do mercado, gerando maior profundidade em sua aplicação e retornos mais assertivos. "Olhamos todas as opções do mercado e escolhemos investir alto num modelo próprio", diz o executivo. Dentro desta filosofia, todo o processo foi conduzido a partir das necessidades dos profissionais e clientes que executam os processos, além do estudo das inovações que poderiam ser geradas. "A partir da sua implementação total e do carregamento de dados históricos, teremos um riquíssimo banco de informações que poderão ser cruzadas e analisadas das mais diversas formas, gerando inteligência e estratégia", avalia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.