Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Governo britânico defende que UE crie ‘imposto Google’ para multinacionais de TI

Governo britânico defende que UE crie ‘imposto Google’ para multinacionais de TI

0
Publicidade

As empresas multinacionais deverão pagar mais impostos na Europa. Ao menos é isso que defende a Grã-Bretanha, que encaminhou proposta para que os países da União Europeia passem a cobrar uma alíquota de 25% de imposto sobre os lucros locais de empresas internacionais, incluindo gigantes da tecnologia como Google, que utilizam estruturas fiscais complicadas para reduzir a carga tributária.

O chanceler britânico do Tesouro, George Osborne, disse que as empresas multinacionais que utilizam essas estruturas fiscais complicadas para remeter os lucros de suas operações britânicas para jurisdições como a Irlanda e Luxemburgo, onde elas pagam menos imposto, devem pagar uma taxa maior.

“Isso não é justo para as empresas britânicas. Não é justo também para o povo britânico. Hoje estamos colocando um fim nisso”, disse Osborne, na quarta-feira, 3, segundo o The New York Times. Ele acrescentou que essa alíquota deve adicionar cerca de US$ 1,6 bilhão ao longo dos próximos cinco anos em receita fiscal para o governo britânico. “Minha mensagem é consistente e clara: impostos baixos, mas impostos que serão pagos.”

O “imposto Google”, como vem sendo chamado, entraria em vigor em abril do ano que vem e é parte dos esforços da UE para forçar as empresas globais como a Amazon, algumas das quais têm enfrentado críticas por parte de legisladores europeus devido à evasão fiscal agressiva, a pagar mais impostos nos países onde mantêm grandes operações. Para recolher menos impostos, muitas empresas internacionais criaram subsidiárias e operações offshore para movimentar os lucros em países em que a tributação é baixa, por meio de operações complexas, como pagamentos internos de juros, royalties e patentes.

Políticos franceses e alemães, por exemplo, estão pressionando para que o Google pague mais impostos na Europa, onde o site de buscas detém uma participação de mercado superior a 80%. Outras empresas de tecnologia norte-americanas, como a Apple e o Facebook, também têm sido criticadas por manter suas operações europeias na Irlanda, onde a alíquota de imposto é de 12,5%, contra 33% na França, por exemplo.

Procurado pelo jornal americano, o Google se negou a comentar o assunto, mas Eric Schmidt, presidente-executivo da companhia, escreveu artigo no The Financial Times, em junho, no qual dizia que as restrições sobre as estruturas fiscais das empresas levariam a “menos inovação, menos crescimento e menor geração de empregos”.

Proposta questionada

Apesar das críticas dos políticos britânicos sobre o uso de estruturas fiscais complexas por companhias como Google, peritos fiscais questionam a proposta da Grã-Bretanha e não veem como os países europeus individualmente poderiam forçar as empresas de tecnologia — cujas operações abrangem todo o globo — a pagar mais impostos em jurisdições específicas. Países como a Irlanda e Luxemburgo têm lutado para manter suas estruturas fiscais com o intuito de atrair empresas de tecnologia para que estabeleçam suas sedes internacionais em seus territórios.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cujos membros incluem Estados Unidos e os países da UE, esboçou recentemente diretrizes para impedir que empresas façam o deslocamento de lucros entre jurisdições, mas elas ainda precisam ser aprovadas pelos membros da organização.

“É claro que ao longo dos anos, as regras de tributação das sociedades globais tornaram-se ultrapassadas, complexas e opacas”, disse Julian David, chefe da TechUK, ao diário americano, uma trade local, cujos membros incluem o Google. “A maneira de remediar isso não é por meio de ação unilateral, mas através da cooperação internacional.”

Como o novo imposto seria calculado não foi especificado, mas o Tesouro disse que os detalhes serão prestados no próximo dia 10, quando o projecto de legislação será liberado. Como o governo de coalizão do primeiro-ministro David Cameron tem maioria no Parlamento, a proposta de aumento do imposto para as multinacionais deve receber o apoio do Partido Trabalhista da oposição, e a medida é susceptível de passar.

A alíquota de 25% é maior do que a taxa de IRC (Imposto sobre Rendimento de Empresas) de 21% padrão, e os britânicos parecem estar apostando que a medida vai incentivar as multinacionais a abandonar estruturas contábeis complicadas e pagar o que o governo acha que elas devem, em vez de arriscar a serem multadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile