Stilingue cria ferramenta inteligência artificial para análise de comportamento online

0

Como encontrar nesse mar de dados insights sobre o que falam sobre uma determinada marca? Como detectar os chamados "influenciadores digitais", isto é; quem são o que falam e onde estão? Pensando em solucionar estas e outras perguntas foi criada a Stilingue, que oferece tecnologia de inteligência artificial em interpretação de textos e imagens desenvolvida especialmente para o idioma português brasileiro.

Nascida em Ouro Preto (MG) a partir de um encontro de dois mestrandos em Ciência da Computação com a Play Capital, a empresa coleta, interpreta e resume automaticamente, em tempo real, mais de 1.100 veículos de notícias (incluindo comentários), 100 mil blogs, fóruns, sites de reviews de produtos, as principais redes sociais e até mesmo dados de pesquisas internas de uma organização.

"Neste momento delicado da economia, os profissionais de marketing buscam formas de fazer mais com menos. Encontrar pesquisas de baixo investimento e rápido feedback e descobrir como os influenciadores digitais direcionam consumidores na internet são dois pontos de partida importantes para alavancar vendas por mídias com um bom custo benefício", comenta Rodrigo Helcer, co-fundador da Stilingue.

O diferencial dos produtos da Stilingue está no foco para o idioma e contexto brasileiro. Atualmente, muitas soluções que coletam dados na internet realizam buscas simples por palavras-chave, sem considerar sintaxe e aspectos semânticos da língua. Logo, muitas pesquisas não conseguem separar o que é relevante ou não. Com a plataforma da Stilingue, é possível interpretar e resumir automaticamente os textos, sugerindo como resultado recomendações sobre quais tópicos estão em destaque ? recurso inédito no mercado.

"Nossa tecnologia foi pensada e educada especialmente para o português brasileiro. Isso faz com que o Stilingue entenda nossa língua e cultura, apontando o 'o quê', 'quem' e 'onde' estão as conversas sobre um tema estratégico para nossos clientes. O mais interessante: pró-ativamente, além do que foi informado para o computador" explica Milton Stiilpen Jr., sócio responsável pela tecnologia.

Além da inteligência artificial voltada ao português, o software também inclui um ranking inédito de influenciadores capaz de olhar além das métricas comuns de followers e likes. Para isso, a Stilingue analisa e interpreta cada texto publicado e prioriza quem corresponde mais com o tema de interesse dos clientes. "Muitas vezes, vemos que celebridades e famosos não tem afinidade com o assunto desejado por nossos clientes e, por isso, não deveriam ocupar os primeiros lugares no ranking. Isso é levado em conta no nosso software, que lê os textos e dá notas para a afinidade por tópico. Com isso, chegamos a um ranking valioso para quem procura porta-vozes poderosos e acessíveis, fora do círculo comercial já saturado", ressalta Helcer.

Para ele, quando se fala em Big Data, percebe-se que o grande desafio para o Brasil não está no alto volume nem demanda por velocidade da informação, mas em como lidar com a variedade de dados e os chamados dados não estruturados. Ainda de acordo com o executivo, atualmente, cerca de 75% dos dados no mundo estão dispersos e não interpretados, entre notícias, posts, respostas abertas de pesquisas, protocolos de atendimento e outros formatos. "Em outros países, o computador está aprendendo bem a ler e falar inglês. Estamos agora reunindo ótimos professores brasileiros para ensinar a nossa língua e cultura. Sem isso, não teremos acesso à parte significativa do Big Data brasileiro", acrescenta.

O uso da tecnologia Stilingue está disponível em três formatos: aluguel de software; contratação de pesquisas e relatórios sob medida; e plug-ins para desenvolvedores que desejem embarcar a inteligência artificial em seus aplicativos.  No momento, grandes marcas e empresas já utilizam a tecnologia Stilingue, como Vigor, FutureBrand, empresas de relações públicas, institutos de pesquisa e aplicativos.

Sobre a Stilingue

A Stilingue é especialista em fornecer análises de influenciadores e conteúdo na internet – compreendendo mais de 1.100 veículos de notícias, 100 mil blogs, fóruns, reviews, principais redes sociais e websites. A plataforma da empresa é a pioneira na oferta comercial de inteligência artificial aplicadas a textos (especialmente ao idioma português) e imagens. Criada em 2014, a companhia já recebeu aporte do investidor Play Intellectual Capital, está em nova rodada de investimentos e tem avaliação de mercado superior a R$ 10 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.