Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Stilingue cria ferramenta inteligência artificial para análise de comportamento online

Stilingue cria ferramenta inteligência artificial para análise de comportamento online

0
Publicidade

Como encontrar nesse mar de dados insights sobre o que falam sobre uma determinada marca? Como detectar os chamados “influenciadores digitais”, isto é; quem são o que falam e onde estão? Pensando em solucionar estas e outras perguntas foi criada a Stilingue, que oferece tecnologia de inteligência artificial em interpretação de textos e imagens desenvolvida especialmente para o idioma português brasileiro.

Nascida em Ouro Preto (MG) a partir de um encontro de dois mestrandos em Ciência da Computação com a Play Capital, a empresa coleta, interpreta e resume automaticamente, em tempo real, mais de 1.100 veículos de notícias (incluindo comentários), 100 mil blogs, fóruns, sites de reviews de produtos, as principais redes sociais e até mesmo dados de pesquisas internas de uma organização.

“Neste momento delicado da economia, os profissionais de marketing buscam formas de fazer mais com menos. Encontrar pesquisas de baixo investimento e rápido feedback e descobrir como os influenciadores digitais direcionam consumidores na internet são dois pontos de partida importantes para alavancar vendas por mídias com um bom custo benefício”, comenta Rodrigo Helcer, co-fundador da Stilingue.

O diferencial dos produtos da Stilingue está no foco para o idioma e contexto brasileiro. Atualmente, muitas soluções que coletam dados na internet realizam buscas simples por palavras-chave, sem considerar sintaxe e aspectos semânticos da língua. Logo, muitas pesquisas não conseguem separar o que é relevante ou não. Com a plataforma da Stilingue, é possível interpretar e resumir automaticamente os textos, sugerindo como resultado recomendações sobre quais tópicos estão em destaque ? recurso inédito no mercado.

“Nossa tecnologia foi pensada e educada especialmente para o português brasileiro. Isso faz com que o Stilingue entenda nossa língua e cultura, apontando o ‘o quê’, ‘quem’ e ‘onde’ estão as conversas sobre um tema estratégico para nossos clientes. O mais interessante: pró-ativamente, além do que foi informado para o computador” explica Milton Stiilpen Jr., sócio responsável pela tecnologia.

Além da inteligência artificial voltada ao português, o software também inclui um ranking inédito de influenciadores capaz de olhar além das métricas comuns de followers e likes. Para isso, a Stilingue analisa e interpreta cada texto publicado e prioriza quem corresponde mais com o tema de interesse dos clientes. “Muitas vezes, vemos que celebridades e famosos não tem afinidade com o assunto desejado por nossos clientes e, por isso, não deveriam ocupar os primeiros lugares no ranking. Isso é levado em conta no nosso software, que lê os textos e dá notas para a afinidade por tópico. Com isso, chegamos a um ranking valioso para quem procura porta-vozes poderosos e acessíveis, fora do círculo comercial já saturado”, ressalta Helcer.

Para ele, quando se fala em Big Data, percebe-se que o grande desafio para o Brasil não está no alto volume nem demanda por velocidade da informação, mas em como lidar com a variedade de dados e os chamados dados não estruturados. Ainda de acordo com o executivo, atualmente, cerca de 75% dos dados no mundo estão dispersos e não interpretados, entre notícias, posts, respostas abertas de pesquisas, protocolos de atendimento e outros formatos. “Em outros países, o computador está aprendendo bem a ler e falar inglês. Estamos agora reunindo ótimos professores brasileiros para ensinar a nossa língua e cultura. Sem isso, não teremos acesso à parte significativa do Big Data brasileiro”, acrescenta.

O uso da tecnologia Stilingue está disponível em três formatos: aluguel de software; contratação de pesquisas e relatórios sob medida; e plug-ins para desenvolvedores que desejem embarcar a inteligência artificial em seus aplicativos.  No momento, grandes marcas e empresas já utilizam a tecnologia Stilingue, como Vigor, FutureBrand, empresas de relações públicas, institutos de pesquisa e aplicativos.

Sobre a Stilingue

A Stilingue é especialista em fornecer análises de influenciadores e conteúdo na internet – compreendendo mais de 1.100 veículos de notícias, 100 mil blogs, fóruns, reviews, principais redes sociais e websites. A plataforma da empresa é a pioneira na oferta comercial de inteligência artificial aplicadas a textos (especialmente ao idioma português) e imagens. Criada em 2014, a companhia já recebeu aporte do investidor Play Intellectual Capital, está em nova rodada de investimentos e tem avaliação de mercado superior a R$ 10 milhões.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile