O CBOE Global Markets está dando um salto à frente do CME em um esforço para se tornar o primeiro a lançar futuros de bitcoin. A empresa anunciou nesta segunda-feira, 4, que iniciará a negociação de futuros no início do domingo, tornando a troca baseada em Chicago o primeiro a dar aos investidores uma nova maneira de "apostar".
"Dado o interesse sem precedentes em bitcoin, é vital fornecer aos clientes ferramentas de negociação para ajudá-los a expressar seus pontos de vista e proteger sua exposição", afirmou Ed Tilly, presidente e CEO da Cboe Global Markets.
O CBOE Futures Exchange planeja oferecer negociação em futuros de bitcoin a partir de 18 horas de domingo (horário de Chicago), com negociação gratuita até dezembro, de acordo com o lançamento.
A Commodity Futures Trading Commission disse na sexta-feira que permitiria que a CME e a CBOE lançassem contratos de bitcoin. A Cantor Exchange também auto-certificou um novo contrato para opções binárias da moeda, disse a comissão.
Os futuros de bitcoin do CBOE serão negociados sob o símbolo "XBT" e serão liquidados em dinheiro contra o preço do leilão da Gemini Trust, a moeda digital fundada pelos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, fundadores do Facebook.
Em contrapartida, o contrato de futuros do bitcoin da CME será liquidado em dinheiro contra um índice ponderado para quatro trocas de bitcoins: Bitstamp, GDAX, itBit e Kraken.
O lançamento de futuros de bitcoin é um passo significativo para a legitimação da moeda digital que atrai a atenção de diversos empresários de tecnologia e muitas vezes associada a atividades ilegais em mercados online.
Os futuros da Bitcoin permitirão que os investidores institucionais comprem na tendência da moeda digital, e provavelmente abrirão caminho para um fundo negociado em bolsa de bitcoin nos EUA, dizem analistas. A moeda digital é propensa a grandes ganhos e perdas de várias centenas de dólares em apenas algumas horas, e os entusiastas dizem que os futuros de bitcoin ajudarão os investidores a se sentir mais à vontade.
A Bitcoin aumentou mais de 1.000% este ano para mais de US$ 11.000, ajudado pelo aumento do interesse dos investidores institucionais. O volume comercial de 24 horas em bitcoin foi de US$ 6,6 bilhões, de acordo com CoinMarketCap.