Oi tem nova estratégia para crescer como provedora no mercado corporativo

0
28

A Oi anunciou nesta quarta-feira, 4, seu novo posicionamento para atuar no mercado corporativo, a Oi Soluções, que consolida a companhia como provedora e integradora de soluções digitais, reforçando a importância que o mercado corporativo terá para a operadora nos próximos anos.

A partir desse plano, a Oi antecipou o Capex para o avanço da implantação da fibra este ano e prevê a manutenção dos níveis de investimentos previstos para 2020, que deverão ser da ordem de R$ 7 bilhões. Oi tem ampliado sua atuação no segmento corporativo com portfólio robusto de serviços em TI, o que já permitiu à companhia registrar crescimento de 29% em receita nesse setor de janeiro a outubro de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior. "Hoje ela representa 15% da receita da empresa, e o objetivo é chegar a 33% até 2024", explica Adriana Viali, head da Oi Soluções (foto).

Para atuar como como provedora e integradora de soluções digitais, a operadora estabeleceu 4 pilares de atuação: a primeira refere-se aos serviços de conectividade, onde já opera um NOC (network operation center) que já contabiliza 545 grandes clientes, notadamente grandes bancos, varejistas, empresas aéreas e área governamental/ o segundo, de serviços gerenciados com um SOC que soma 500 clientes;  a área de infraestrutura inclui serviços de monitoramento de IoT; aplicações, gerenciamento de banco de dados, entre outros; e a quarta é de gestão de negócio, onde apoiará os clientes na gestão de KPIs de negócios e transformação digital.

São mais de 1.500 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 57 mil empresas dos mais variados setores. A unidade de negócio vem aumentando o crescimento da sua receita de TI nos últimos três anos em 32%. Esse crescimento também é reflexo do investimento da Oi em sua rede, que reduziu em 86% o tempo de indisponibilidade.

Ela aposta na abrangência da infraestrutura da Oi, com mais de 376 mil quilômetros de fibra ótica e uma capilaridade de mais de 36 mil técnicos de campo. "Nossa presença nacional e atuação de forma regionalizada para atender as demandas específicas de cada mercado, a Oi Soluções está presente nas maiores empresas privadas do país, e fortemente na área pública, onde tem 70% de penetração de mercado", enfatiza a executiva, acrescentando que ela está presente em 5.500 municípios brasileiros, sendo que em dois mil deles é a única operadora.

Questionada sobre a intenção da Oi vende eus data center, ela diz que isso não influenciará na estratégia da empresa, pois ela estabeleceu uma parceria com fornecedores que podem atender a demanda de acordo com as necessidades dos clientes.

"A Oi Soluções nasce com o objetivo de impulsionar a transformação digital das empresas por meio de nossas soluções de Telecom e TI, promovendo impacto positivo na sociedade e gerando valor sustentável para a Oi. E conta com uma equipe de inovação para desenvolvimento de produtos e serviços, com startups aceleradas pelo Oito, hub de empreendedorismo da Oi, com o Oi Labs, showroom de co-criação com clientes, e com um robusto ecossistema de parceiros estratégicos", enfatiza Adriana Viali.

Gestão Digital 360°

Coo exemplo desse novo posicionamento a Oi está apresentando na CCXP19, um dos maiores festivais de cultura pop do mundo, que acontece de 5 a 8 de dezembro no São Paulo Expo, o Gestão Digital 360°, a sua solução de gerenciamento integrado de Conectividade, TI e Segurança.

Por meio de um portal único, a solução vai gerenciar todos os serviços e produtos de TICs contratados pelo festival, através de equipes multidisciplinares, garantindo deste modo maior eficiência operacional.

O Gestão Digital 360° é composto por 4 módulos de gestão: Conectividade, Segurança, TI e Negócios, gerenciando ativos fornecidos pela própria Oi ou por outros provedores do mercado, de forma agnóstica, para garantir a maior disponibilidade dos serviços e proporcionar a melhor experiência para os usuários. Consiste de 3 camadas modulares de serviço: infraestrutura, porta de gerência integrada e serviços profissionais de mão de obra especializada.

"O Gestão Digital 360º nasceu dentro da própria Oi com o objetivo de atender uma demanda interna de melhor gestão de uma complexa arquitetura de TI. Através de uma gestão integrada da conectividade, segurança e infraestrutura de TI, obtivemos como resultado o aumento da disponibilidade dos sistemas de TI de 99,5% em 2017 para 99,92% em 2019, o que provocou uma verdadeira transformação em como gerimos nossos negócios. E agora estamos lançando essa solução para o mercado, com uma demonstração na CCXP19 para que os clientes possam visualizar a solução em funcionamento em um caso real", explica Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing da Oi Soluções.

Deixe seu comentário