Publicidade
Início Notícias Comunicações Oi tem nova estratégia para crescer como provedora no mercado corporativo

Oi tem nova estratégia para crescer como provedora no mercado corporativo

0
Publicidade

A Oi anunciou nesta quarta-feira, 4, seu novo posicionamento para atuar no mercado corporativo, a Oi Soluções, que consolida a companhia como provedora e integradora de soluções digitais, reforçando a importância que o mercado corporativo terá para a operadora nos próximos anos.

A partir desse plano, a Oi antecipou o Capex para o avanço da implantação da fibra este ano e prevê a manutenção dos níveis de investimentos previstos para 2020, que deverão ser da ordem de R$ 7 bilhões. Oi tem ampliado sua atuação no segmento corporativo com portfólio robusto de serviços em TI, o que já permitiu à companhia registrar crescimento de 29% em receita nesse setor de janeiro a outubro de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior. “Hoje ela representa 15% da receita da empresa, e o objetivo é chegar a 33% até 2024”, explica Adriana Viali, head da Oi Soluções (foto).

Para atuar como como provedora e integradora de soluções digitais, a operadora estabeleceu 4 pilares de atuação: a primeira refere-se aos serviços de conectividade, onde já opera um NOC (network operation center) que já contabiliza 545 grandes clientes, notadamente grandes bancos, varejistas, empresas aéreas e área governamental/ o segundo, de serviços gerenciados com um SOC que soma 500 clientes;  a área de infraestrutura inclui serviços de monitoramento de IoT; aplicações, gerenciamento de banco de dados, entre outros; e a quarta é de gestão de negócio, onde apoiará os clientes na gestão de KPIs de negócios e transformação digital.

São mais de 1.500 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 57 mil empresas dos mais variados setores. A unidade de negócio vem aumentando o crescimento da sua receita de TI nos últimos três anos em 32%. Esse crescimento também é reflexo do investimento da Oi em sua rede, que reduziu em 86% o tempo de indisponibilidade.

Ela aposta na abrangência da infraestrutura da Oi, com mais de 376 mil quilômetros de fibra ótica e uma capilaridade de mais de 36 mil técnicos de campo. “Nossa presença nacional e atuação de forma regionalizada para atender as demandas específicas de cada mercado, a Oi Soluções está presente nas maiores empresas privadas do país, e fortemente na área pública, onde tem 70% de penetração de mercado”, enfatiza a executiva, acrescentando que ela está presente em 5.500 municípios brasileiros, sendo que em dois mil deles é a única operadora.

Questionada sobre a intenção da Oi vende eus data center, ela diz que isso não influenciará na estratégia da empresa, pois ela estabeleceu uma parceria com fornecedores que podem atender a demanda de acordo com as necessidades dos clientes.

“A Oi Soluções nasce com o objetivo de impulsionar a transformação digital das empresas por meio de nossas soluções de Telecom e TI, promovendo impacto positivo na sociedade e gerando valor sustentável para a Oi. E conta com uma equipe de inovação para desenvolvimento de produtos e serviços, com startups aceleradas pelo Oito, hub de empreendedorismo da Oi, com o Oi Labs, showroom de co-criação com clientes, e com um robusto ecossistema de parceiros estratégicos”, enfatiza Adriana Viali.

Gestão Digital 360°

Coo exemplo desse novo posicionamento a Oi está apresentando na CCXP19, um dos maiores festivais de cultura pop do mundo, que acontece de 5 a 8 de dezembro no São Paulo Expo, o Gestão Digital 360°, a sua solução de gerenciamento integrado de Conectividade, TI e Segurança.

Por meio de um portal único, a solução vai gerenciar todos os serviços e produtos de TICs contratados pelo festival, através de equipes multidisciplinares, garantindo deste modo maior eficiência operacional.

O Gestão Digital 360° é composto por 4 módulos de gestão: Conectividade, Segurança, TI e Negócios, gerenciando ativos fornecidos pela própria Oi ou por outros provedores do mercado, de forma agnóstica, para garantir a maior disponibilidade dos serviços e proporcionar a melhor experiência para os usuários. Consiste de 3 camadas modulares de serviço: infraestrutura, porta de gerência integrada e serviços profissionais de mão de obra especializada.

“O Gestão Digital 360º nasceu dentro da própria Oi com o objetivo de atender uma demanda interna de melhor gestão de uma complexa arquitetura de TI. Através de uma gestão integrada da conectividade, segurança e infraestrutura de TI, obtivemos como resultado o aumento da disponibilidade dos sistemas de TI de 99,5% em 2017 para 99,92% em 2019, o que provocou uma verdadeira transformação em como gerimos nossos negócios. E agora estamos lançando essa solução para o mercado, com uma demonstração na CCXP19 para que os clientes possam visualizar a solução em funcionamento em um caso real”, explica Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing da Oi Soluções.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile