O Grupo Salta Educação (ex-Eleva) precisa de uma infraestrutura de TI robusta para atender suas mais de 185 escolas e 130 mil alunos. A corporação, fundada em 2013 como uma holding da Gera Capital, iniciou suas atividades com os colégios Pensi e Elite, no Rio de Janeiro, e expandiu – hoje são 26 marcas pelo Brasil. Com o plano de investimentos em operações de M&A e expansão orgânica, seu crescimento requer que o modelo de tecnologia escale de forma acelerada.
Visando o investimento na sua eficiência operacional e disponibilidade contínua de seus serviços de TI, o Grupo Salta Educação fechou contrato com a AWS e Delfia, curadoria de jornadas digitais, para apoio na mudança de uma de suas ferramentas de observabilidade.
"É um cliente que confiou em nosso time de curadores para adoção de tecnologia de ponta para expansão das operações e crescimento de seu negócio. E sempre estamos disponíveis para apoio e suporte quando surge alguma dúvida", diz Alex Camargo, CTO da Delfia.
Jonas Sossai, líder dos times de desenvolvimento do Grupo Salta Educação, explica que decidiram não seguir com a solução de APM (Monitoramento da Performance da Aplicação) anterior, adotada pelo Grupo há quase três anos, por mudanças relacionadas ao formato de precificação e outras restrições comerciais. Com a curadoria da Delfia, a empresa migrou rapidamente para a plataforma unificada de visualização de aplicações e infraestrutura Datadog.
"A Delfia nos apoiou muito no início, desde todo detalhamento do que a plataforma poderia oferecer, até a implantação em nosso ambiente. E participou ativamente em todas questões técnicas e comerciais durante todo este período", explica Jonas Sossai. O contrato com a empresa de curadoria de jornadas digitais, anteriormente firmado por um ano, foi renovado para dois anos.
Multipossibilidades
De acordo com o executivo, o uso do Datadog em seu ambiente de TI foi um "divisor de águas" em relação à ferramenta anterior. Além de um modelo de precificação mais justo e flexível, ele destaca a excelente usabilidade da ferramenta e a riqueza de análises e diagnósticos. "Diversas restrições e dificuldades que tínhamos com a ferramenta anterior foram sanadas com o uso do Datadog", comenta Jonas.
"Apresentamos ao Grupo Salta as multipossibilidades da solução, que ajudaram não só na resolução de problemas, mas principalmente, na configuração de indicadores e métricas que permitiram a implantação de um processo de melhoria contínua", adiciona Alex Camargo, da Delfia.
"A ferramenta apresenta muitos insights e isso tem sido uma bela fonte de informação, inclusive para o nosso roadmap técnico", acrescenta Jonas. Nesses momentos, o uso do Datadog, com o apoio da Delfia, traz informações e descobertas importantes para evoluções em qualidade, performance e segurança. "A ferramenta apoiou a evolução do nosso parque tecnológico e nossa velocidade em resolver incidentes, pela riqueza e informações que ela apresenta", complementa o executivo.
Ferramenta poderosa para melhorias
Através da solução, o Grupo Salta evoluiu a definição e controle de indicadores técnicos de suas aplicações, como taxas de erro, latências e Apdex, pois o Datadog apresenta de forma clara o que mais está impactando nesses indicadores.
"É um processo de melhoria contínua, e conseguimos atuar com foco no que é mais relevante. Por meio desses indicadores, geramos KPIs, OKRs e planos de ação de curto ou médio prazo". Jonas também avalia o impacto da ferramenta no negócio. "Temos aumentado o Apdex geral de nossas aplicações, e reduzido taxas de erro de forma contínua. Um sistema, por exemplo, saiu de Apdex 0.9, que já é bom, e foi para 0.97, depois que atuamos em pontos de melhoria apontados pelo Datadog. Foi um impacto direto e percebido por nossa base de usuários".
De acordo com o executivo, o Datadog é a ferramenta mais completa para resolver incidentes, mas também, é uma ferramenta de base que apresenta indicadores para a equipe atuar preventivamente com melhorias. "Tenho certeza de que, após dois anos de uso, as melhorias que implantamos trouxeram ganhos importantes tanto na redução da quantidade de incidentes, quanto na velocidade em identificá-los e resolvê-los", avalia Jonas Sossai.
Cultura de observabilidade
Ele revela que seu time melhorou em metodologia de observabilidade e segue se desenvolvendo. E a cultura de observabilidade da organização avançou como um todo, especialmente por sua usabilidade e riqueza de ferramentas e informações.
"Hoje, quando acontece algum incidente, a equipe já cria um alerta, um alarme, ou, já acessa a ferramenta para entender o porquê daquele evento para que não aconteça novamente. Os times cresceram muito e cada vez mais a observabilidade faz parte do dia a dia das pessoas".
Para o executivo, o serviço consultivo da Delfia foi crucial, pois, não estariam no patamar de observabilidade que se encontram se tivessem continuado com a ferramenta anterior. "A empresa apoia, explica sobre a ferramenta, dá segurança e tira todas as nossas dúvidas. Não é uma ferramenta fácil de configurar, de implantar, não é "plug and play". Mas é um investimento que acontece uma vez só e vale a pena".
Melhorias para o futuro
Para o próximo ano, Jonas Sossai vislumbra avançar ainda mais no uso da ferramenta, pois ela apresenta os SLOs (Service Level Objectives), como forma de definir 'acordos' de operação.
"O Datadog permite a configuração destes SLOs por aplicação de forma muito simples e inteligente, como uma composição geral de indicadores como latência e taxas de erro. A ideia é termos para cada aplicação estes 'contratos de qualidade e disponibilidade', e expostos para nossos clientes", aponta Jonas.
O executivo do Grupo Salta adiciona que a ferramenta faz com que sua equipe não só atue em resolução de eventos e problemas, mas, também, para conhecimento e avaliação de novas estratégias. "Usamos aquele infinito ferramental e conjunto de dados como aprendizado sobre nossos sistemas para gerarem planos de ação de melhoria", conclui.