Marketing de mídia social em mercados emergentes é mais eficaz do que em países mais desenvolvidos. É o que revela o estudo "Digital Life 2011", da TNS.
A pesquisa descobriu que usuários dos chamados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), além de Indonésia e México, são mais propensos a enxergar nas redes sociais um bom lugar para comprar produtos e marcas do que usuários de países como Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.
Entre os mercados pesquisados, indianos e brasileiros são os que mais acreditam nas redes sociais como bom lugar para realizar compras. No Brasil, eles estão 17,3% mais propensos do que a média. Já na França, os usuários estão 35,9% menos propensos do que a média (veja quadro abaixo).
Segundo os analistas, isso pode ser explicado pelo fato de que em mercados desenvolvidos usuários estão acostumados com site de e-commerce e com métodos de pagamento terceirizados, e buscam redes sociais principalmente para manter contato com amigos.
Já nos mercados emergentes, onde comércio eletrônico é novo e pouco testado, conhecer a pessoa ou a marca, mesmo que seja virtualmente, pode gerar mais confiança entre os usuários.
Usuários de redes sociais que acreditam que tais redes são um bom lugar para comprar produtos/marcas – 2011