O comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 35,8 bilhões em 2014, o que representa um crescimento nominal de 24% na comparação com 2013, quando totalizou R$ 28,8 bilhões, segundo divulgou nesta segunda-feira, 5, a E-bit, empresa especializada em informações de e-commerce.
Para o diretor-executivo da consultoria, Pedro Guasti, o ano atípico do mercado influenciou nos números positivos. "Foi um ano em que tivemos Copa do Mundo, que ajudou a impulsionar a venda de televisores e artigos esportivos no primeiro semestre, além de diversas liquidações, o que trouxe ainda mais atrativos ao e-commerce. Além disso, o mercado vem evoluindo, ano após ano, para dar mais ferramentas e opções aos consumidores", explica.
A Black Friday brasileira, evento de megapromoções do varejo online e do comércio tradicional, ocorrida na última sexta-feira de novembro, também contribuiu para o sucesso do setor em 2014. "O resultado da ação, apesar de esperado, rendeu ao e-commerce R$ 1,16 bilhão, o que comprova que o modelo vem fazendo sucesso com os consumidores e lojistas, quebrando todos os recordes de faturamento em um único dia", afirma Guasti.
Para 2015, apesar da retração esperada na economia do país, a E-bit prevê um crescimento nominal de 20%, atingindo faturamento estimado de R$ 43 bilhões. "Será um ano bastante desafiador para o varejo em si, entretanto, nada que afete muito o comércio eletrônico, onde se concentram os melhores preços e condições. Acreditamos que o e-commerce continuará com crescimento bom, sobretudo nas vendas via mobile", aposta Guasti.