Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mercado de contact center na América Latina registra queda real de 6,5%...

Mercado de contact center na América Latina registra queda real de 6,5% em 2015

0
Publicidade

As receitas do mercado latino-americano de sistemas de contact center encolheram 6,5% em 2015, totalizando US$ 248,5 milhões contra US$ 266 milhões em 2014, de acordo com novo estudo da Frost & Sullivan. Entretanto, a consultoria avalia que no decorrer dos próximos cinco anos haverá uma recuperação do setor, quando deverá atingir US$ 339,9 milhões em 2020.

O estudo analisou as aplicações de roteamento de chamadas (inbound contact routing), resposta interativa de voz (interactive voice response), portal de voz, discador outbound, monitoramento de qualidade, workforce management e contact center analytics.

A projeção otimista da Frost & Sullivan se baseia na necessidade cada vez maior das empresas de integrar seus múltiplos canais de contato, tais como dispositivos móveis, internet, chat e mídia social, a chamada abordagem omni-channel, para melhorar a experiência do cliente. Isso, segundo a consultoria levará as empresas a atualizar os seus sistemas e recursos de contact center. O relatório aponta que muitas companhias já começaram a investir em funcionalidades de aplicações e tecnologias de última geração que permitem transparência, proporcionam uma experiência personalizada e de alta qualidade e uma maior conscientização sobre a base de clientes.

“As empresas começaram a perceber a importância das aplicações de speech, voice, process analytics, workforce management e monitoramento de qualidade”, observa Maiara Paula Munhoz, analista de indústria de digital transformation da Frost & Sullivan. “O complexo cenário econômico brasileiro e de outros países da América Latina é traduzido em maior demanda por essas aplicações entre empresas que buscam aumentar a eficiência e a produtividade, racionalizar custos e reter clientes.”

A analista observa que o Brasil, que é responsável por quase metade da receita total no mercado de sistemas de contact center da América Latina, está passando por um momento econômico e político muito delicado. “Com uma inflação que supera os 9,2% e a insegurança presente na maior parte dos mercados da região, os fabricantes de contact center precisam se reinventar para sobreviver. Eles devem também oferecer soluções inovadoras que ajudem seus clientes a aumentar a produtividade.”

O relatório da Front & Sullivan ressalta que inovação é particularmente relevante neste momento, no qual empresas estão mudando o foco para a nuvem. E alerta que, embora o mercado latino americano seja lento na adoção de modelos de contact center baseados na nuvem devido ao volume existente de infraestrutura legada e a preocupações quanto à segurança, a eventual migração é inevitável.

“Primeiramente, empresas vão migrar para sistemas de contact center baseados na nuvem devido ao menor custo total de propriedade [TCO] quando comparado às soluções on premises [modelo tradicional de venda de licenças de software]”, avalia Paula Munhoz. “Em um segundo momento, a mudança de um modelo baseado em Capex para um modelo Opex simplificará o gerenciamento dos custos para as empresas.”

Além da transição para a nuvem, a desvalorização das moedas da América Latina em relação ao dólar está reduzindo investimentos em sistemas de contact center, dado que a maior parte dos contratos é feita com base na moeda americana. Colômbia, México e Brasil serão particularmente afetados já que é esperada uma desvalorização de suas moedas em 24%, 14% e 40%, respectivamente.

Apesar desses desafios, o relatório avalia que o mercado de sistemas de contact center na América Latina encontrará oportunidades para crescimento através da maior conscientização sobre seus clientes e inovações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile