Publicidade

    Após retração mundial em 2015, venda global de eletrônicos não deve crescer também em 2016

    0
    Publicidade

    Na véspera da abertura da CES 2016, o diretor sênior de pesquisa de mercado da CTA (Consumer Technology Association, novo nome da antiga Consumer Electronics Association), Steve Konig, conta que o mercado global de eletrônicos de consumo deve ter uma retração de até 2% em 2016, com vendas de US$ 950 milhões. Este mercado já havia caído 8% em 2015, totalizando vendas de US$ 969 bilhões.

    Os motivos principais apontados por ele são a valorização do dólar em todo o mundo (que derruba a receita em dólar das fabricantes e encarece os produtos fora dos EUA) e a desaceleração das economias nos países emergentes, em especial a China, que hoje respondem por metade do consumo mundial. Há também uma saturação dos produtos já tradicionais, como celulares, enquanto novas ondas tecnológicas ainda não “pegaram”, e ainda um barateamento dos produtos mais importantes para este mercado, como os smartphones.

    Um levantamento permanente feito em parceria da CTA com a GfK monitora 340 mil pontos de venda em todo o mundo.

    O mercado é dependente do que ele chama de “Magnificent seven”: tablets,smartphones, laptops, câmeras digitais, desktops, TVs e celulares. Dentro destes, os produtos de telecom dominam, e os smartphones são o driver por trás disso. Respondem sozinhos por 40% dos gastos em tecnologia de consumo no mundo.

    Os mercados emergentes, conta, ainda são a chave do crescimento. Em 2016 representarão 71% das vendas globais.

    As vendas de tablets cairam 14% em 2015, e deve cair outros 8% em 2016. Os preços caíram, e a indústria entende que é um produto saturado (a penetração nos EUA é de 56% dos lares) e que será cada vez mais espremido entre os smartphones de tela grande e os laptops com telas touch.

    Já os wereables estão explodindo, embora ainda não em um volume que faça o mercado como um todo se recuperar.

    Koenig fez uma análise das vendas em cada região do mundo. Na América Latina o cenário foi prejudicado pela queda geral do PIB regional, especialmente por causa do Brasil, e da dependência da China. Ele citou ainda a situação política de Brasil e Argentina como fatores de instabilidade. Os gastos em tecnologia devem cair 4% em 2016, depois de retrair 15% em 2015, em unidades vendidas. “O que esperamos agora é que a inovação faça o mercado retomar”, concluiu Koenig.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile