Publicidade
Início Notícias Gestão Nuvem, segurança cibernética e modernização impulsionam economia digital e aumentam gastos com...

Nuvem, segurança cibernética e modernização impulsionam economia digital e aumentam gastos com TI, segundo estudo 

0
Publicidade

A Infosys e a HFS Research divulgaram o estudo “Nowhere to Hide: adotando a tecnologia mais transformadora e a maior mudança de negócios de nossas vidas”, que aborda como a pandemia da COVID-19 impactou negócios em todos os setores, fazendo com que várias organizações acelerassem a adoção de automação, modelos digitais e a nuvem como respostas às necessidades dos clientes de forma rápida e competitiva. O relatório também traz à tona uma mudança na mentalidade corporativa para defender a digitalização das operações.

Com o mundo mudando rapidamente em resposta ao estado de turbulência e incerteza econômica gerado pela pandemia, a pesquisa destaca o surgimento de organizações digitais dinâmicas estimuladas pela tecnologia, que abriram caminhos para o rápido progresso e crescimento dos negócios. O relatório aponta ainda que, mais do que processos de digitalização, a transformação digital envolveu líderes de negócios remodelando estruturas existentes e explorando novas maneiras de unir pessoas, dados e processos para criar valor para os seus clientes. O estudo Infosys-HFS enfatiza adicionalmente as estratégias implementadas por empresas de sucesso em vários setores para sobreviver e prosperar na economia pós-pandemia. Claudio Elsas, country manager da Infosys Brasil, acredita que, após a COVID-19, testemunharemos o aumento da escala digital na maioria das empresas. 

Para o estudo foram entrevistados 400 executivos da lista Global 2000, da Forbes, para entender como as empresas podem sobreviver e prosperar em uma economia assolada pela epidemia, e oferece perspectivas para desenvolver uma perspectiva de TI e serviços de negócios no ambiente geopolítico atual. 

Principais conclusões:

• Maior impacto: quase 70% dos entrevistados acreditam que a COVID-19 terá um impacto maior do que a recessão de 2008, com orçamentos, cadeias de suprimentos, disponibilidade de colaboradores e relacionamento com o cliente sendo os mais afetados.

• Negócios que irão prosperar: entrevistados dos setores público, bancário, de seguros, da saúde, ciências da vida e da indústria de alta tecnologia estão relativamente confiantes, pois veem oportunidades emergentes para fazer investimentos apropriados em meio à crise.

• Proteção aos negócios: pelo menos 65% dos entrevistados estão protegendo seus negócios da volatilidade, criando pools de clientes diversos e investindo em modelos ágeis.

• Digitalização e adaptação: mais de 60% das empresas planejam acelerar suas iniciativas de transformação digital e mais de 70% pretendem mudar o portfólio de produtos e serviços para gerar maior valor para o cliente.

• Investimentos críticos em TI para competir: as empresas devem investir na criação de um ambiente de TI virtual, seguro e habilitado para nuvem, que permite o trabalho remoto em larga escala (foco em virtualização, colaboração e segurança). Neste contexto, os investimentos em nuvem, segurança cibernética e modernização dos principais aplicativos e da infraestrutura de TI estão no topo da lista de prioridades.

• Aumento dos gastos com TI: as companhias esperam aumentar os seus gastos ao máximo em consultoria digital e de negócios, seguidos por serviços de infraestrutura de TI (incluindo nuvem). Elas apostam no aumento da demanda por TI e serviços digitais para atender ao propósito de conduzir a transformação e reduzir custos.

• Libertar para prosperar: quase 90% das organizações perceberam que precisam se reposicionar para trabalhar com os colaboradores na nova realidade. Após a pandemia, os acordos de trabalho mudarão dramaticamente e a cultura deve evoluir para o trabalho em nichos, focado na colaboração interdisciplinar. Apenas 37% afirmam que preferem retornar a um ambiente baseado em escritório fixo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile