Cielo adota plataforma para gestão centralizada, controle de acesso e suporte remoto a mais de 4 mil dispositivos conectados

0

Única companhia brasileira a integrar a lista das 100 empresas mais inovadoras da Forbes em 2018 e eleita uma das melhores marcas empregadoras no ranking 2021 da conceituada revista de negócios e economia, a Cielo é usuária da plataforma empresarial de conectividade remota TeamViewer Tensor para gestão centralizada e controle de acesso e suporte aos dispositivos e inventário de máquinas ativas.

A Cielo foi fundada em 1995 com o nome de VisaNet pelas mãos da Visa International e de vários bancos brasileiros. Em 26 anos de história, passou por várias mudanças até chegar à marca Cielo, hoje consolidada como líder do segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Só no Brasil, a empresa contabiliza mais de 1,3 milhões de clientes, com volume financeiro de pagamentos processados na faixa dos R$ 190 bilhões em 2020. Na ponta do lápis, são mais de seis mil transações por segundo com cartões de crédito ou débito no varejo, conectando bancos, bandeiras de cartões, estabelecimentos comerciais, pequenos empreendedores e consumidores.

Para apoiar essa massa de transações diárias de forma rápida, eficiente e segura, a Cielo realiza investimentos constantes em sua capacidade tecnológica e, em uma de suas decisões de maior valia operacional, optou pela plataforma de conectividade remota TeamViewer Tensor para gerenciamento centralizado e controle de acesso e suporte a milhares de dispositivos conectados, entre desktops e notebooks com sistema operacional Windows e Macbooks com iOS.

Tecnologia Corporativa

A implantação do TeamViewer Tensor foi realizada em 2019 em substituição ao PCAnywhere, o sistema até então utilizado pela Cielo Brasil. "A migração para o TeamViewer Tensor surgiu da necessidade de facilitar a gestão e o suporte ao inventário de máquinas ativas de forma mais hábil e segura, potencializando a gestão de TI em grande escala", conta Luís Felipe Crocce Kapp, Coordenador de Desenvolvimento de Tecnologia, Service Desk e Digital Workplace.

A escolha da Cielo pelo TeamViewer Tensor sobre outras soluções de mercado teve por base a ampla gama de recursos para o ambiente corporativo, entre eles compatibilidade com diversos tipos de dispositivos utilizados pela empresa (Windows, MacOS, Android), flexibilidade para aplicar políticas personalizadas aos módulos implementados — que permitem controle e proteção eficientes de todo o fluxo de dados, além de controle e auditoria de conexões — e outras ferramentas para empresas maiores, como logon único (SSO), compatibilidade para o conceito de infraestrutura de TI BYOD (Bring Your Own Device; em português "traga seu próprio dispositivo") e implantação silenciosa.

Com a autenticação SSO (Single Sign-On), a Cielo pode ainda aplicar automaticamente suas políticas de segurança, permitindo que os usuários TeamViewer Tensor façam login com suas credenciais SSO corporativas, evitando acessos remotos não autorizados às máquinas Cielo e permitindo que o administrador provisione e desative contas de usuário. Como o TeamViewer Tensor também se integra via protocolo SAML 2.0 com o provedor de identidade SSO do Azure Active Directory, o sistema é altamente seguro e rastreável, o que significa que o suporte interno e as equipes de usuários e clientes Cielo não precisam se preocupar com hackers ou acessos não autorizados às sessões remotas.

Atualmente, cerca de 50 profissionais da Cielo utilizam o TeamViewer Tensor diariamente para fornecer suporte remoto a usuários internos em mais de 4,2 mil dispositivos cadastrados. As equipes, que por ora trabalham de casa por conta da pandemia, realizam em média mais de cem sessões de suporte por dia, via Service Desk e por meio de interações dos profissionais em campo. A equipe de suporte também pode acessar de forma eficiente os dispositivos dos clientes finais para solucionar quaisquer problemas que possam estar ocorrendo, ajudando a evitar a ociosidade das máquinas de pagamento. O uso simultâneo é escalonável, de acordo com as necessidades da Cielo.

Com o TeamViewer Tensor, a Cielo tem experimentado um grande impulso nos negócios, à medida que a economia reabre após o lockdown social e corporativo imposto pela Covid-19. Além disso, a empresa tem registrado redução nas despesas, impulsionada em grande parte pela melhoria da eficiência operacional. Como resultado, a Cielo registrou um lucro líquido de quase R$ 190 milhões no segundo trimestre de 2021, representando um crescimento de 33% em relação ao trimestre anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.