Citroën expõe visão inovadora da mobilidade: Autonomous Mobility Vision e Ami

0
2

O conceito de mobilidade autônoma Citroën Autonomous Mobility Vision e o Citroën Ami foram apresentados na CES de Las Vegassafios mostrando seu conceito de mobilidade atuais e futuros.

Para enfrentar o desafio de reduzir sua pegada de carbono, as grandes metrópoles restringem o acesso aos veículos mais poluentes. Isso requer soluções de mobilidade sustentável pertinentes e adaptadas às necessidades dos usuários, que querem veículos mais limpos, mais seguros e mais acessíveis.

Para a Citroën, a mobilidade do futuro pode ser limpa, compartilhada, autônoma e conectada. O conceito Citroën Autonomous Mobility Vision representa perfeitamente essa filosofia ao oferecer um transporte personalizado associado a experiências e serviços. Graças à Citroën, os usuários não precisam mais se concentrar na condução do veículo – eles agora dispõem de tempo livre para usufruir de sua experiência de deslocamento.

O Ami é parte integrante da estratégia de eletrificação da Citroën. Ele encontrou seu lugar no mercado da micromobilidade ao criar o segmento dos quadriciclos elétricos de dois lugares, ultracompactos, acessíveis (em termos da idade do condutor e do preço), seguros e que oferecem uma alternativa aos veículos de duas rodas e aos transportes coletivos. Oferecendo múltiplas utilizações, ele pode ser compartilhado pela família, desde que os filhos adolescentes concordem em emprestá-lo aos pais.

"Deslocar-se é uma parte integrante de nossa vida social e profissional. A tal ponto que todo o ambiente em que vivemos está estruturado em torno dos transportes. É essencial antecipar as necessidades de mobilidade futuras. Por isso, a mobilidade elétrica e a mobilidade autônoma estão no centro de nossas reflexões e de nossos progressos tecnológicos. O novo conceito Citroën Autonomous Mobility pode redefinir o contexto dos deslocamentos urbanos: compartilhados, elétricos, autônomos e conectados", diz Vincent Cobée, diretor mundial da Citroën

"Quanto ao Ami, este pequeno fenômeno de mobilidade elétrica já conquistou mais de 14 mil consumidores na Europa desde seu lançamento em meados de 2020 e cria um novo segmento, situado entre o de duas rodas e o carro. Ele responde a novas necessidades e satisfaz uma nova geração de clientes que buscam mobilidade e liberdade individual, principalmente os adolescentes e os jovens adultos", acrescentou.

Conceito 

Através de seu conceito Citroën Autonomous Mobility Vision, a Citroën antecipa as necessidades futuras em termos de mobilidade urbana e explora suas competências tecnológicas em benefício do bem-estar dos usuários, ao mesmo tempo que respeita o meio ambiente e otimiza as condições de tráfego nas cidades.

Esse conceito autônomo open-source foi pensado para fluidificar o trânsito urbano de maneira inventiva e proporcionar aos usuários uma experiência original e apaziguante, durante a qual só lhes resta relaxar. Para otimizar o trânsito nas cidades, uma frota de robôs autônomos e interconectados, os Citroën Skates, dissociados das cápsulas (pods) que transportam, vai trafegar por vias exclusivas perfeitamente integradas à paisagem urbana. Os Skates são como vetores de mobilidade em cuja plataforma virão se posicionar diferentes cápsulas criadas por diversas empresas de serviços. Dessa forma, os usuários podem acessar o serviço que desejarem, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Por exemplo, aproveitar um ambiente aconchegante para ler, assistir a um vídeo com tranquilidade, escutar música enquanto bebem um drink ou ainda se exercitar enquanto se deslocam.

Essa solução autônoma compartilhada possui inúmeras vantagens. Descongestiona as grandes metrópoles, reduz a pegada de carbono por ser elétrica, oferece múltiplas utilizações e custa bem menos que um veículo autônomo individual.

A difusão dessa proposta se baseia, portanto, numa utilização ideal dos recursos que permita explorar todo o ecossistema: cápsulas, Citroën Skates, vias exclusivas, gestão da frota.

Mobilidade sustentável

O Ami é representa os valores da Citroën, que são a inovação, um forte interesse pelos desafios da sociedade e a vontade de proporcionar uma mobilidade sem emissão de CO2.

Esse objeto de micro mobilidade criou um novo segmento de mercado graças a sua acessibilidade (a partir dos 14 anos na França) e seu preço; suas dimensões reduzidas que facilitam a condução e o estacionamento e acomodam confortavelmente duas pessoas lado a lado; uma recarga simplificada em apenas 3 horas numa tomada convencional de 220V, bem como a seu aspecto protetor (contra choques e dias de chuva, por exemplo) e sua personalidade cativante.

O Citroën Ami é um verdadeiro fenômeno popular, como demonstra a vasta comunidade de fãs que se formou em poucos meses, clientes que se expressam nas redes sociais para falar das melhores práticas e compartilhar dicas para personalizar o Ami. Seu sucesso na Europa vai muito além de nossas expectativas: mais de 14 mil pedidos fechados desde o lançamento e uma clientela constituída por 80% de novos clientes da Citroën.

Este sucesso também se deve ao ecossistema inédito desenvolvido especificamente para o Ami, a começar por seu percurso inteiramente digital que conduz o consumidor da descoberta à compra online do modelo, até sua entrega em domicílio. Os canais de distribuição inéditos que vêm se somar a nossas 200 concessionárias Citroën participantes, como as 40 lojas Fnac e Darty autorizadas, ou ainda nossos clientes "embaixadores" que conduzem o seu Ami diariamente e a nossos 50 "My Ami Superfans" que transmitem sua paixão a todos aqueles que precisam se sentir mais seguros antes de confirmar seu pedido.

Deixe seu comentário