Publicidade
Início ESG Programa busca empresas e startups para co-criar soluções ESG

Programa busca empresas e startups para co-criar soluções ESG

0
ESG environmental social and governance Sustainable to Businessman strategy ESG
Publicidade

Já está mais do que comprovada a importância das iniciativas em ESG (sigla em inglês para princípios de gestão ambiental, social e de governança). No entanto, colocar essas ações em prática, nem sempre é simples. Por esse motivo, a Seidor, consultoria global na área de negócios e inovação, e o Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, acabam de lançar o ESG Open Corp, um programa que vai selecionar empresas que queiram solucionar dores nos pilares do ESG para co-criar soluções tecnológicas com o apoio de startups. As inscrições para as empresas vão até 21 de janeiro e para startups (especialmente as ESGtechs e as Greentechs) até 25 de fevereiro.

A iniciativa tem apoio institucional do hub Green Sampa, primeiro centro voltado para startups de tecnologias verdes e de sustentabilidade, e do Innovation Latam, hub de inovação digital que reúne startups e empresas de diferentes segmentos para promover a conexão entre investidores em toda a América Latina. Enquanto o primeiro será responsável por oferecer mentorias e espaço físico para que as startups atuem nos projetos, o segundo fornecerá a plataforma para realização do desafio.

Serão selecionadas empresas para cada um dos segmentos do ESG (ambiental, social e de governança) e a jornada, que terá a tecnologia como elemento central, deve durar aproximadamente 10 meses. “Precisamos fazer a ponte entre as startups e grandes empresas. Esse programa tem a ambição de fazer isso, formando uma frente ampla dentro do ecossistema de inovação com parceiros estratégicos que, juntos, podem endereçar com agilidade e criatividade para eliminar dores latentes, mitigar riscos e gerar valor no longo prazo”, comenta Zaima Milazzo, presidente do Brain.

A primeira etapa será a fase de ideação, com a utilização de metodologias como Design Thinking e Design Sprint, onde serão desenvolvidos o mapa de dores, as entrevistas com clientes reais e os pitchs de potenciais soluções. Depois, será hora da etapa de preparação, onde será necessário analisar a viabilidade técnica e financeira da solução desenvolvida, bem como o mapeamento de competidores, de fornecedores e de startups que possam agregar escalabilidade. Na fase de desenvolvimento, serão utilizadas as metodologias Lean Inception, Scrum e Kanban para construir o MVP (produto minimamente viável) e o plano de negócios. Por fim, na fase de entrega, será traçado um roadmap para a escala do produto desenvolvido. As soluções poderão ser desenvolvidas no modelo de SaaS (Software as a Service) e futuramente oferecidas ao mercado.

O grande propósito do ESG Open Corp é tangibilizar soluções tecnológicas para viabilizar negócios nessa área, impactando todo o ecossistema de inovação. “As corporações que adotam as práticas de ESG de forma real possuem um crescimento na sua geração de valor aproximadamente 10% superior à média geral do mercado. São valores que impactam positivamente em todas as dimensões dos negócios e da sociedade. Usar a tecnologia para essa finalidade é a grande missão da Seidor nesse projeto”, finaliza Fabiano Sant Ana, head de Inovação e ESG na Seidor Brasil.

Serviço:

ESG Open Corp

Inscrições para empresas até 21 de janeiro e para startups até 25 de fevereiro

Informações: https://innovationlatam.com/ch/esg#opportunities

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile