Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Seguros Unimed faz parceria com Neoprospecta em iniciativa de prevenção de riscos...

Seguros Unimed faz parceria com Neoprospecta em iniciativa de prevenção de riscos hospitalares

0
Publicidade

Cerca de 100 mil pessoas morrem no Brasil, anualmente, vítimas de infecções contraídas em hospitais e clínicas. Os números têm aumentado em decorrência do aparecimento de novas bactérias resistentes aos antibióticos. A melhor forma para reduzir o impacto das infecções hospitalares é a prevenção, por meio de informação e educação.

Tendo em vista este cenário, a Seguros Unimed está desenvolvendo uma parceria com a Neoprospecta, startup de biotecnologia de Santa Catarina, que possui uma plataforma, a Neobiome HealthCare, voltada à vigilância e análises de surtos de bactérias. Com ela, são traçados diagnósticos, realizadas análises do DNA de fungos de bactérias, e mapeados riscos de contaminação.

Fabio Leite Gastal, superintende de Estratégia, Gestão e Inovação da Seguros Unimed, essa parceria tem uma proposta mais ampla, que é apoiar seus clientes no desenvolvimento de boas práticas em estabelecimentos de saúde em todo o país. “Indicamos parceiros e ajudamos o cliente a fazer uma prova de conceito, depois disso a relação é direta entre eles. Nosso objetivo é apoiar tanto projetos que possam ter relevância dos nossos clientes”.

A Neoprospecta é uma startup dedicada ao desenvolvimento e comercialização de análises microbiológicas inovadoras, baseadas em sequenciamentos de DNA de nova geração, análises biocomputacionais e técnicas de PCR quantitativo. O conjunto de tecnologias moleculares e algoritmos biocomputacionais, deram origem ao método de diagnóstico microbiológico digital. Para interpretação dos resultados microbiológicos possuí o software chamado Neobiome.

Gastal diz que o problema de infecção hospitalar pode não ser responsabilidade apenas do profissional da saúde, mas muitas vezes dos processos e gestão do estabelecimento hospitalar. “A Neoprospecta mapeia, faz a coleta, analisa rapidamente e dá o feed back daquele ambiente para as equipes de prevenção de infecção hospitalar”, explica Gastal.

Outra iniciativa nessa linha é com a parceria com o IAG Saúde – Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde, empresa que desenvolve tecnologias de gestão da qualidade associadas à melhoria dos resultados da assistência hospitalar, a partir da constatação de que a prevenção das infecções hospitalares estava relacionada não apenas com as medidas de controle biológico, mas também com a qualidade dos processos de gerenciamento assistencial direta ou indiretamente envolvidos.

O executivo esclarece que “a contratação de um seguro de responsabilidade civil é de suma importância para fortalecer a governança clínica e as boas práticas de segurança do paciente, motivo pelo qual apoiamos essas iniciativas para ajudar nossos clientes”.

seguro de Responsabilidade Civil Profissional – disponível nas modalidades Individual, Coletivo e Instituições – da Seguros Unimed está disponível não só para as cooperativas de saúde do grupo, mas para todas as instituições de Saúde do país.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile