CCJ aprova regras para inibir envio de spams comercias na internet

0

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (5/3) o projeto de lei que proíbe o envio de mensagens eletrônicas comerciais não solicitadas ? os chamados spams. Pela proposta, fica vedado também o envio de mensagens para endereços obtidos por meio de programas de computador geradores de endereços eletrônicos ou a partir da coleta automática de endereços feita pela internet.

De acordo com o projeto, o remetente tem que enviar o endereço físico ou eletrônico na mensagem e a forma de o usuário cancelar seu recebimento, se assim o desejar. Os proprietários de bancos de dados de endereços eletrônicos ficam também proibidos de divulgar informações pessoais sem consentimento do usuário.

O descumprimento da lei poderá resultar em multa que varia de R$ 50 a R$ 1 mil. O critério para aplicação da multa analisará a quantidade de mensagens enviadas, a reincidência do envio, os prejuízos causados às redes de comunicação, a extensão do dano ao usuário e o benefício auferido pelo remetente do spam.

O projeto é um substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a três projetos de lei que tratam do tema. No relatório, o senador acolheu duas das três propostas. A proposta agora será examinada na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Informação e Comunicação (CCT), onde receberá decisão terminativa.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.