Projeto de saúde conectada entra em fase final no Distrito Federal

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O projeto de saúde conectada do Distrito Federal, que inclui a integração de dados de gestão e dos prontuários médicos dos pacientes de 14 hospitais e 17 laboratórios, 1 UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e 63 centros de saúde públicos — utilizando tecnologia de banco de dados e integração de healthcare da Intersystems — está entrando, em 2012, na fase final de implantação, com os últimos três estabelecimentos da rede pública

A tecnologia implementada conta com um portal onde todos os exames dos cidadãos que passam pela rede pública realizados são armazenados, assim como no prontuário eletrônico de cada um. Atualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas têm seu histórico médico registrado no sistema, incluindo consultas, diagnósticos e exames realizados nos estabelecimentos da rede de saúde.

“Com a tecnologia da Intersystems, os profissionais de saúde podem, a partir de agora, ter acesso à uma séria de informações fundamentais no momento de prestar o atendimento a um paciente”, afirma Fernando Vogt, diretor de vendas da Intersystems Brasil, acrescentando que, “com isso, o médico ganhou um grande aliado na hora de fazer um diagnóstico”. Atualmente, cerca de 14 mil profissionais já estão cadastrados e são usuários da tecnologia de saúde conectada da Intersystems no Distrito Federal.

O projeto também vem proporcionando uma sensível economia nos custos da área de saúde pública do Distrito Federal, resultando em mais investimentos para a população. “Quando os exames são registrados apenas no formato físico, muitas pessoas acabam perdendo os resultados e tendo de refazê-los quando não haveria necessidade, gerando um alto custo para todo o sistema. Com o armazenamento eletrônico via tecnologia Intersystems, vem sendo possível reduzir 50% os gastos com exames”, explica Vogt.

Além do Portal de Exames, o sistema de saúde do Distrito Federal passou a contar com a tecnologia da Intersystems para promover a gestão integrada de todos seus centro de saúde, hospitais, ambulatórios e centros de emergências usando uma única plataforma. Com o software, vem sendo possível aos gestores controlar, por exemplo, o número de leitos disponíveis e em utilização, estoque de medicamentos, faturamento, gerenciamento da equipe de profissionais, entre outros fatores.

Com a conclusão da implantação do sistema em todos os estabelecimentos, o próximo passo do projeto será fazer análises mais profundas sobre a base de dados consolidada para, dessa forma, desenvolver ações preventivas e de qualidade de vida, melhorando a saúde da população. Com isso, será possível detectar a incidência de uma epidemia em determinada região de Brasília, por exemplo, sabendo com precisão o número de pessoas que dão entrada nos hospitais e se esse número está evoluindo, ou se está faltando profissional de alguma especialidade em certo estabelecimento, entre outros avanços

“O projeto em Brasília é a prova de que o sonho de um serviço de saúde integrado e unificado é possível no Brasil. A expectativa da Intersystems é de que ele sirva de exemplo para outras regiões do país que queiram contar com a mesma tecnologia”, completa Vogt.
 

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