CPqD quer levar gerenciamento de redes à nuvem

0

A ordem do dia durante a Conferência para Provedores em São Paulo nesta terça-feira, 5, era uma só: abraçar as novas tecnologias. Uma opção é a de levar o gerenciamento de infraestrutura de redes à nuvem, sugestão do gerente de produto do CPqD, Carlos Alberto Previdelli, ao provedor de pequeno porte. O modelo de Software as a Service (SaaS) pede apenas uma conexão de Internet para a gestão, mas permite exibir informações de topologia de rede, segurança, interface e aplicações como qualquer ambiente localizado.

"Se houver um problema, um rompimento de cabo, vejo que clientes estão sendo afetados e às vezes há um grande cliente que tem prioridade de atuação. Tudo isso se consegue com gerência de planta e inventário", explica Previdelli. O CPqD recomenda a utilização de mapas abertos como do Google ou do Bing, da Microsoft, mas diz que o sistema aceita entrada de mapas personalizados, ainda que o custo seja maior. Além disso, a solução utiliza algoritmos para prever a banda que poderá ser disponibilizada para o cliente em determinada região.

A questão da segurança também não é abandonada. Além e utilizar comunicação via HTTPs, o sistema não permite injeção de SQL (tipo de ataque comum que danifica o banco de dados) por não dar acesso nesse nível. Cada cliente ainda conta com criptografia e túneis de requisição exclusivos. "Estamos alinhados aos padrões de segurança internacionais", garante.

Previdelli lembra que há barreiras para o modelo SaaS na gestão de redes, mas que traz todas as vantagens econômicas possíveis com a terceirização, além de permitir a utilização de especialistas para cuidar de algumas áreas. "Normalmente você não tem especialistas em banco de dados, mas na nossa solução temos funcionários especializados". Ele garante ainda que a largura de banda exigida é em "níveis viáveis, tanto para acesso fixo e móvel, e não exige link dedicado".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.