Publicidade
Início Blogueria Qual é o preço que você paga pela mobilidade?

Qual é o preço que você paga pela mobilidade?

0
Publicidade

Atualmente, a maioria das empresas procura maneiras de melhorar a eficiência de suas operações, mantendo os custos baixos sempre que possível. E a tecnologia é uma excelente maneira de conseguir isso. Entretanto, algumas organizações cometem o erro de introduzir novas tecnologias, sem considerar totalmente o efeito que elas podem ter sobre os negócios. Um risco em potencial está relacionado à mobilidade. Permitir que os funcionários trabalhem com smartphones e tablets – sejam pessoais ou corporativos, pertencentes à empresa ou ao funcionário – pode torná-los mais produtivos. Porém, estamos tão ocupados observando esses benefícios, que deixamos de notar quanto eles custam… E como esses os custos estão aumentando!

Um estudo realizado pela Osterman Research ilustra o problema. De acordo com a pesquisa, o custo anual da mão de obra de TI para suporte a dispositivos móveis deverá aumentar 15 por cento este ano. Isso não é nenhuma surpresa, já que mais pessoas estão usando esses dispositivos o tempo todo. O número de funcionários que estão usando smartphones em organizações de médio e grande porte saltará de 41 para 50 por cento no mesmo período. Além disso, segundo a Pesquisa 2012 sobre a Situação da Mobilidade da Symantec, no Brasil, enquanto 67 por cento das organizações já executam aplicações de negócios, 39 por cento coloca a mobilidade entre os três principais riscos de TI. O custo médio anual decorrente de incidentes móveis em nosso país já ultrapassa a barreira dos R$ 600.000.

Então, como fazemos para controlar os custos crescentes e fazer a mobilidade trabalhar a favor dos negócios? O segredo é gerenciar os aparelho de forma inteligente, reduzindo gastos com suporte e baixando as despesas resultantes da violação dos dados.

Como fazemos isso? Uma das ferramentas mais eficazes disponíveis atualmente é a de Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM, na sigla em inglês), que proporciona o controle necessário sobre os equipamentos. Ela simplifica a distribuição de recursos por meio de funcionalidades como o repositório de aplicativos corporativos. Permite também que a TI implemente e configure controles de segurança para manter as informações protegidas após sua entrega. A empresa ainda pode bloquear e limpar remotamente aparelhos perdidos ou roubados, o que garante total controle sobre o ciclo de vida do dispositivo.

Mas e quanto aos smartphones pertencentes aos funcionários? Ultimamente, temos ouvido falar muito sobre BYOD (Bring Your Own Device ou Traga o Seu Próprio Dispositivo, em português), com os colaboradores usando o mesmo dispositivo para suas necessidades pessoais e profissionais. Mas eles não querem que o departamento de TI tenha total controle sobre dispositivos de sua propriedade. Muitas empresas permitem o BYOD, mas se dão o direito de limpar o dispositivo inteiro – incluindo as informações pessoais – se o funcionário se desligar.

E não é só isso: muitas organizações não dispõem de recursos para a gestão total dos dispositivos de cada funcionário. Nesse caso, o Gerenciamento de Aplicativos Móveis (MAM, na sigla em inglês) é outra opção, pois dá acesso ao dispositivo no nível do aplicativo, protegendo os aplicativos de negócios dentro de sua própria camada de segurança. Eles ainda têm controles como autenticação, criptografia e expiração, mas os adotam no nível da aplicação, sem interferir em dados e aplicativos pessoais. O MAM também pode ser combinado com o Gerenciamento de Dispositivos Móveis como uma camada adicional de segurança em aparelhos gerenciados, a fim de evitar que os dados sejam enviados de um aplicativo confiável para outro não confiável.

Mesmo com essas soluções de proteção das informações implantadas, a proteção contra ameaças ainda é uma ferramenta valiosa para os dispositivos móveis. De acordo com o mais recente Relatório sobre Ameaças à Segurança na Internet da Symantec, em 2011 as vulnerabilidades móveis aumentaram 93 por cento. A proteção contra ameaças móveis pode manter os dispositivos protegidos contra malware e spam. E essas soluções oferecem adicionalmente a vantagem de ajudarem a configurar os dispositivos para que estejam em conformidade com as regulamentações de cada país.

Nós temos um objetivo simples ao usar os dispositivos móveis para trabalhar: manter os custos baixos e a produtividade alta. E não deveria fazer diferença se os equipamentos pertencem ao funcionário ou à empresa. Ajuste seu foco para manter suas informações a salvo, onde quer que sejam armazenadas e acessadas. Desta forma, você poderá se preocupar menos com a infraestrutura, que, por sua vez, poderá lhe proporcionar tranquilidade mesmo com mais informações saindo do âmbito do firewall corporativo.

Wagner Tadeu, vice-presidente da Symantec para a América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile