TCU suspende licitação da Docas do Ceará para aquisição de software

0

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu em caráter temporário a licitação da Companhia das Docas do Ceará (CDC) para aquisição de licenças de software de gestão. No entendimento do tribunal, o leilão feria o princípio da livre concorrência, ao limitar a apenas um grupo específico de fornecedores a possibilidade de participação.

O edital previa a compra de 100 licenças de programas da família IBM Cognos Business Intelligence, além de suporte para o sistema, usado para gestão por resultados. O edital previa além de uma marca específica de produto, que as empresas, que seriam as mesmas a prestar o suporte, fossem autorizadas da IBM.

A vencedora do pregão foi a Ivia Serviços de Informática Ltda., de Fortaleza. Contudo a licitação encontra-se suspensa, já que após representação do próprio TCU, por meio de sua representação no Ceará, ao especificar uma marca e modelo de produto, e determinar que os concorrentes sejam servidores autorizados do fabricante, seria o caso de restrição de concorrência.

A decisão foi do relator do processo, ministro Aroldo Cedraz de Oliveira tem caráter cautelar, e está em vigor desde novembro do ano passado. Só quando todo o plenário do Tribunal de Contas da União se manifestar sobre o caso é que o pregão eletrônico será definitivamente impugnado.

O julgamento definitivo ainda não tem data pra acontecer. Procurado pela reportagem de TI INSIDE Online a assessoria do TCU informou que o ministro não comentaria a questão, pois o caso corre em caráter sigiloso, por se tratar de questão ainda em aberto, tornando-se pública apenas após o julgamento definitivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.