Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mais de 60% das empresas brasileiras devem usar nuvem até o fim...

Mais de 60% das empresas brasileiras devem usar nuvem até o fim deste ano

0
Publicidade

Em franca expansão nas empresas em todo o mundo, o conceito de computação em nuvem também evolui rapidamente no Brasil. Estudo da Frost & Sullivan realizado com 313 empresas do Brasil de diversos setores revela que, até o fim deste ano, 66% das corporações brasileiras devem usar pelo menos uma oferta de nuvem, enquanto 42% planejam investir na tecnologia, sendo que 25% delas investirão pela primeira vez. O relatório aponta que 41% das empresas no Brasil já utilizam a computação em nuvem.

A pesquisa indica ainda que, enquanto a maioria das empresas no país opta pelo modelo de nuvem privada, prevê-se que o modelo híbrido vai comandar a atenção significativa nos próximos anos. Esta tendência está em linha com a percepção crescente de que a melhor opção de implantação – on-premise, privado ou público – depende da solução em consideração.

Embora as empresas brasileiras tenham uma melhor compreensão do conceito de computação em nuvem, ainda se preocupam com a falta de confidencialidade dos dados. Sendo a segurança um fator importante para investir em computação em nuvem, infraestrutura, conectividade e acordo de nível de serviço foram citados pelos respondentes como os critérios mais importantes para a seleção de provedores de computação em nuvem.

Como tal, o maior desafio para os provedores é construir a confiança do usuário no aspecto seguro do uso da nuvem. Muitas empresas hesitantes acreditam que o envio de informações para a nuvem a torna mais vulnerável. Culturalmente, as empresas brasileiras preferem o controle centralizado. Como resultado, muitos executivos de TI equiparam o uso da computação em nuvem, com uma perda de controle.

“Prestadores de serviços de computação em nuvem devem conscientizar os clientes dos esforços que fazem para aumentar a segurança dos dados, por exemplo, obtendo certificação”, salienta o analista de mercado da Frost & Sullivan, Guilherme Campos. “Eles também devem assegurar que os clientes entendam que seus dados estarão seguros e inacessíveis a outras empresas”, completa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile