Vendas de PCs despencam 26% no Brasil em 2014

0

A venda de computadores pessoais no Brasil sofreu queda de 26% no ano passado na comparação com 2013, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 5, pela IDC Brasil. De acordo com o levantamento, foram vendidos 10,3 milhões de computadores em 2014, sendo que, desse total, 4 milhões foram desktops – queda de 31% em relação ao ano anterior – e 6,4 milhões foram notebooks – recuo de 22% na mesma comparação. Do total de equipamentos, 29% foram comercializados para o mercado corporativo e 71% para o consumidor final.

Considerando o último trimestre de 2014, o mercado nacional de PCs sofreu retração de 25% em relação ao quarto trimestre de 2013. O relatório mostra que foram vendidos 2,7 milhões de PCs no período, sendo 966 mil desktops – queda de 29% comparada a igual trimestre de 2013 – e 1,7 milhão de notebooks – declínio de 21%.

Segundo a consultoria, os resultados de 2014 foram impactados pelo Carnaval fora de época, Copa do Mundo, eleições e a alta do dólar. Além disso, o ritmo fraco da economia, a escassez de crédito e inflação também foram fatores preponderantes para o mau desempenho somente nos últimos três meses do ano passado.

Para 2015, a IDC Brasil estima que o mercado de PCs no Brasil encerre o ano com queda de 3% nas vendas, devido a fatores como aumento dos preços, instabilidade econômica e adoção de outros dispositivos. "A alta do dólar vai dificultar a recuperação. Isso já se pode notar nas lojas, onde os produtos estão de 15 a 20% mais caros do que custavam seis meses atrás", afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.