CPFL Energia desenvolve projeto de migração para SAP Hana

0

A CPFL Energia escolheu as soluções da Neoris como meio para obter informações rápidas para os fechamentos contábeis, cumprindo a entrega dentro dos prazos. A parceria, que consistiu em integrar o desenvolvimento do projeto de migração da ferramenta de consolidação e planejamento de negócios para a tecnologia de computação em memória SAP Hana, buscou uma evolução natural da plataforma utilizada, o BPC.

Um dos objetivos principais da CPFL era aproveitar o legado existente, tanto de infraestrutura quanto de SAP, por fazerem parte de um grupo que cresce em decorrer de fusões e aquisições. Atualmente, são 44 empresas para serem consolidadas na plataforma, o que aumentou a necessidade de agilizar as informações.

Em 2015 eram necessárias mais de seis horas para processar todas as informações e gerar relatórios. Com as atualizações, todo o processo é feito em 30 minutos, economizando um total de 72 horas de trabalho por mês. Além disso, a tecnologia SAP Hana permite estabelecer uma plataforma de computação em memória, que melhora a performance, já que os ambientes ficam bem mais rápidos para fazer os processamentos.

Para o CIO da CPFL Energia, Marcelo Carreras, a implementação trouxe benefícios em diferentes áreas. "No viés de tecnologia, conseguimos estabelecer uma plataforma de computação em memória, que trouxe performance; do ponto de vista de negócios, o tempo de execução foi reduzido. E têm também as questões de fluxo de caixa, simulando todos os produtos financeiros que nós temos, que são muitos", observa o executivo.

"Ao invés de continuar trabalhando com os dois ambientes durante o mês, pudemos desativar o outro já na segunda semana, permitindo seguir 100% com o Hana", diz Gustavo Landa, diretor de negócios – Energy & Utilities da Neoris. O sistema Hana era uma tecnologia que não existia na América Latina. "Precisávamos garantir informações, já que estávamos aplicando uma tecnologia totalmente nova na região", continua.

A CPFL Energia é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro e detém 14,3% de participação no mercado nacional de distribuição. Este projeto faz parte da estratégia digital para os negócios, e o SAP Hana é integrante desse portfólio, que vai se desenvolver nos próximos três anos. Todo o processo implantado pela Neoris ocorreu em quatro etapas: alinhamento da área de usuários; detalhamento das camadas: leitura, processamento e apresentação; processo de homologação, que necessita atenção para garantir as informações corretas; e processo de go live.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.