Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Estudo diz que cresce adoção de IoT devido resultados de negócios melhores...

Estudo diz que cresce adoção de IoT devido resultados de negócios melhores que os esperados

0
Publicidade

Um novo estudo global, “ A Internet das Coisas: hoje e amanhã”, publicado pela Aruba, empresa da Hewlett Packard Enterprise, revela que a IoT irá em breve se disseminar em larga escala.  Segundo a pesquisa, 85% dos negócios pretendem adotar a IoT até 2019, guiados pela necessidade de inovação e de eficiência nos negócios. Embora a análise confirme os claros benefícios dos investimentos em IoT, o relatório da Aruba alerta para o fato de que conectar milhares de coisas às atuais redes corporativas já resultou em brechas de segurança para a maioria das organizações.

Para realizar a pesquisa foram entrevistados 3.100 tomadores de decisões das áreas de TI e negócios em 20 países, para avaliar o atual estado da IoT e seu impacto em diferentes indústrias. O estudo mostra que, enquanto quase todos os entrevistados (98%) têm ideia do que é IoT, muitos não têm clareza da definição exata de Internet das Coisas e do que ela representa para o mundo dos negócios.

Em seu novo eBook “Entendendo a IoT”, patrocinado pela Aruba, o visionário do mundo da tecnologia Kevin Ashton — que criou o termo “Internet das Coisas” — apresenta a seguinte definição:

“A ‘Internet das Coisas’ significa sensores conectados à Internet e comportando-se de forma semelhante à Internet ao criar conexões ad hoc abertas, compartilhando dados livremente e permitindo aplicações inesperadas, então os computadores podem entender o mundo ao redor deles e se tornarem o sistema nervoso da humanidade. ”

Superação das expectativas

Ao examinar os benefícios da IoT para os negócios, Ashton descobriu que os benefícios para o mundo conseguidos com a IoT superaram inclusive as expectativas originais. Esta “superação de expectativas” se torna evidente em duas áreas essenciais: eficiência dos negócios e lucratividade.

Como exemplo, apenas 16% dos líderes de negócios projetaram grandes lucros com seus negócios de IoT. Mas logo após a adoção, 32% dos executivos já reportaram crescimento nos lucros. De forma semelhante, 29% dos executivos esperavam que suas estratégias de IoT resultassem em melhorias na eficiência, enquanto que os resultados atuais mostram que 46% já conseguiram ganhos de eficiência.

Chris Kozup, vice-presidente de marketing da Aruba, comenta que  “com os benefícios da IoT para os negócios superando as expectativas, não é surpresa que o mundo dos negócios siga para a adoção em massa da tecnologia até 2019. Porém, com muitos executivos em dúvida sobre como aplicar a IoT em seus negócios, aqueles que tiveram sucesso na adoção da IoT estão bem posicionados para conquistar uma vantagem competitiva. ”

Como as organizações globais estão usando a IoT

A pesquisa da Aruba revela vários níveis de maturidade da IoT em diferentes setores da indústria. As cinco seguintes verticais de indústria são as líderes em adoção da IoT e têm obtido benefícios tangíveis a partir de estudos de casos focados na adoção.

Empresas criam um ambiente de trabalho inteligente para produtividade e eficiência:

  • Mais de sete em dez (72%) das empresas adotaram dispositivos de IoT no ambiente de trabalho. Serviços internos baseados em localização aparecem como o segundo mais promissor uso para aprimorar a produtividade dos empregados, atrás de monitoramento remoto. Vinte por cento reportaram a operação remota de iluminação e controle da temperatura de prédios como o uso principal. Porém, esse número mais que dobra, atingindo 53%, quando a questão é implementações futuras.
  • Ao olhar para os resultados tangíveis realizados, 78% afirmam que a adoção da IoT no ambiente de trabalho aprimorou a eficiência de seu time de TI e 75% apontam crescimento na lucratividade.

O setor industrial aumentou a eficiência nos negócios e a visibilidade com o uso da IoT para monitoramento e manutenção.

  • Mais de seis em cada dez entrevistados (62%) do setor industrial responderam que já adotaram IoT. O seu uso para monitorar e manter funções essenciais da indústria foi identificado como o de maior impacto. Atualmente, o uso de câmeras IP de monitoramento para segurança física em indústrias está ainda em sua fase inicial, com apenas 6% tendo adotado essa tecnologia. Contudo, quando questionados sobre futuras adoções, o resultado foi multiplicado por cinco, atingindo 32%.
  • Nesse setor, 83% apontaram o crescimento na eficiência dos negócios e 80% identificaram aumento na visibilidade em toda a organização.

Saúde adota IoT para aprimorar o monitoramento de pacientes, reduzindo custo e promovendo a inovação:

  • Surgindo como o terceiro mais avançado setor na adoção da IoT, cerca de 60% das empresas de saúde já implementaram equipamento de IoT em suas unidades.
  • Nessa área, 42% dos executivos apontam como número um em uso de IoT o item monitoramento e manutenção — acima de todos os outros setores. Isso destaca a importância do monitoramento de pacientes por meio da Internet das Coisas na atual indústria de saúde.
  • Oito em dez respondentes apontaram o crescimento na inovação e 73% destacaram o corte de custos.

Varejistas promovem o engajamento de consumidores e aumentam as vendas com o uso de tecnologia de localização em ambientes internos

  • Apenas 49% dos varejistas estão usando a tecnologia de IoT, mas 81% dos que já utilizam afirmaram ter aprimorado a experiência de usuário.  Uma experiência de consumidor aprimorada costuma ter um impacto significativo na lealdade do cliente e na receita.
  • Serviços de envio de ofertas personalizadas e de informações de produtos dentro das lojas aos consumidores surgem como a principal adoção da IoT nessa área, junto com monitoramento e manutenção. Quatro em cada dez varejistas colocaram vigilância na lista de   top 3 de casos de uso.

Governos estão atrasados na adoção da IoT, lutando com tecnologias legadas e a necessidade de redução de custos:

  • Setor com maior lentidão para adotar a IoT, o governo apresenta apenas 42% dos municípios com o uso de dispositivos e sensores de IoT. Um terço (35%) dos tomadores de decisões de da área de TI reclamam que os executivos nessa área têm pouco conhecimento sobre o que é IoT, o dobro da média, o que sugere que a desinformação é a maior barreira para a adoção em massa no setor.
  • Enquanto quase metade (49%) dos departamentos de TI na área de governo lutam com tecnologias legadas, sete em cada dez usuário de IoT no setor público reportam corte de custos e melhoria na visibilidade organizacional como os maiores benefícios.

O contexto de dados e o desafio da segurança

Além de retornos positivos, o estudo também revela um número de obstáculos que os líderes de TI acreditam que evitam que a IoT tenha um impacto ainda melhor nos negócios. Em particular, o custo de implementação (50%), manutenção (44%) e integração das tecnologias legadas (43%) são apontados como as principais questões.

Ainda mais notadas, as falhas de segurança são encontradas em muitas das implementações de IoT. O estudo aponta que 84% das empresas enfrentaram falhas de segurança relacionadas à IoT. Mais da metade dos respondentes afirma que os ataques externos são a barreira principal à adoção de uma estratégia de IoT. Isto confirma que uma estratégia de segurança de TI holística, criada com um forte controle de acesso à rede e política de gerenciamento, irá não apenas proteger empresas, mas também facilitar o apelo da IoT na área de segurança.

A habilidade para capturar e efetivamente utilizar dados é apontada por Kevin Ashton como “o que define a Internet das Coisas”, mas isso aparece como um outro claro desafio para as organizações globais. Embora quase todas (98%) das organizações que já adotaram IoT afirmem que são capazes de analisar as informações, quase todos os respondentes (97%) sentem que há desafios para agregar valor com esses dados. Cerca de um terço (39%) dos negócios não estão extraindo ou analisando as informações coletadas nas redes corporativas, assim estão perdendo a oportunidade de utilizar insights que poderiam aprimorar suas decisões de negócios.

Kozup comenta que “embora a IoT cresça em implementação, escala e complexidade, metodologias adequadas de segurança para proteger a rede e os dispositivos, e o mais importante, os dados e os insights que eles fornecem, também precisam seguir esse ritmo de crescimento. Se os negócios não tomarem as providências necessárias para ganhar visibilidade e analisar as atividades de IoT dentro de seus escritórios, eles correm o risco de expor a empresa a atividades nocivas. A Aruba está capacitando os clientes a rapidamente avaliar as implementações de IoT dentro de suas unidades e determinar qualquer potencial ameaça que elas possam representar.”

Ashton conclui dizendo que “desde o seu início, em 1999, a Internet das Coisas foi ridicularizada, criticada e incompreendida. E aqui estamos nós, menos de duas décadas depois, em um mundo onde dezenas de milhares de empresas estão economizando e gerando centenas de milhões de dólares com a Internet das Coisas, utilizando carros que dispensam motoristas, estações de metrô que identificam os passageiros, algoritmos que diagnosticam doenças fatais com o uso de telefones e muitas outras tecnologias aparentemente impossíveis. O futuro promete muitas outras coisas fantásticas. A decisão mais importante que você pode tomar é como fazer parte disto.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile