A Amdocs, fornecedora de sistemas de tarifação e bilhagem (billing) para operadoras de telecomunicações, anunciou nesta segunda-feira, 5, que venderá 81% das ações de sua subsidiária chinesa, a Longshine, para a recém-criada Longshine Technology Holding. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.
De acordo com o diretor de negócios para clientes da Amdocs, Ayal Shiran, a venda da operação chinesa foi decidida porque o "mercado de telecomunicações chinês evoluiu de forma diferente da prevista em 2005, quando a Longshine foi comprada". Segundo ele, as empresas do setor na China hoje precisam de soluções cada vez mais customizadas e a demanda da população aumentou de forma muito mais acelerada do que o previsto cinco anos atrás.
Apesar de vender o controle acionário, o executivo disse que a Amdocs não pretende parar de fornecer seus produtos para as operadoras chinesas com os quais já mantinha parceria. Mas a estratégia agora é se voltar para a produção de software sob encomenda.
Segundo o CEO da Longshine, XianBiao Zheng, a negociação permitirá que ambas as companhias se fortaleçam em suas atividades principais.
- Mudança