A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública nesta terça-feira, 6, para discutir a situação atual da Telebras, sob o ponto de vista de seus acionistas e dos usuários dos serviços de telecomunicações.
A audiência foi proposta pelo deputado Índio Da Costa (DEM-RJ), que citou informações veiculadas pela imprensa segundo as quais as ações da empresa valorizaram 35.000% no atual governo. "Essa acentuada valorização teria sido provocada por rumores e vazamento de informações privilegiadas sobre a criação de uma estatal para comercializar serviços de acesso à banda larga", disse.
O parlamentar salientou que o governo federal vem reiteradamente confirmando o interesse em recuperar a estatal para levar os serviços de internet em banda larga para a população, dentro do Plano Nacional de Banda Larga. No entanto, as notícias sobre a reestatização da empresa não são oficiais, o que pode ter gerado uma valorização falsa de suas ações.
Para o debate foram convidados a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra; o representante do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins; o presidente da Telebrás, Jorge a Motta e Silva; o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna dos Santos; o proprietário da Star Overseas, Nelson dos Santos; e a presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana. As informações são da Agência Câmara.
- Política