Gastos com TI na AL devem saltar cerca de 28% até 2015

0

A soma dos investimentos em TI das empresas na América Latina atingirá US$ 296 bilhões neste ano, cifra que deve crescer 27,7% até 2015, quando deve totalizar US$ 378 bilhões, segundo dados do Gartner. De acordo com a consultoria, o Brasil responderá pela maior parcela do montante total.
O relatório revela que a prioridade de investimentos dos CIOs latino-americanos neste ano será o gerenciamento de TI, seguido por cloud computing, mobilidade, virtualização e business intelligence (BI). Isso mostra uma grande mudança, já que o quesito gerenciamento de TI nem constava entre as dez primazias dos CIOs da região em 2010. "Isso mostra que os CIOs estão preocupados em ampliar e melhorar a gestão nos data centers, para reduzir custos e pertimir aportes em novas tecnologias, como computação em nuvem", avalia Donald Feinburg, analista do Gartner.
Já o BI, por sua vez, caiu três posições na ordem de prioridades – era o segundo em 2010 –, enquanto que a mobilidade subiu uma posição, trocando de lugar com a tecnologia de virtualização, que desceu um degrau no ranking.
Feinburg enfatiza que a mobilidade é hoje um grande foco das companhias na América Latina, assim como mundialmente. "As empresas têm direcionado grande parte de sua atenção para estratégia de mobilidade e essa tendência se manterá", completa.
Cloud computing
O intenso avanço da demanda das empresas por soluções de computação em nuvem também foi um dos destaques no estudo do Gartner. De acordo com o analista Cameron Haight, neste início do cloud computing, ou seja, no curto prazo, as grandes empresas devem priorizar o investimento em ambientes privados de computação em nuvem. Já no médio e longo prazo, o orçamento também será direcionado para ambientes públicos de cloud. Dessa forma, o analista diz que as empresas devem optar por um ambiente híbrido de computação em nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.