Em campanha, Globo mostra pessoa com tetraplegia pilotando carro por comandos cerebrais

0

Pela primeira vez, uma pessoa com tetraplegia pilotou um carro de corrida usando comandos cerebrais. A conquista faz parte do projeto 'Movido a Respeito', criado pela Globo em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes com o objetivo de buscar a inclusão e uma mudança de atitude da sociedade quando se trata do tema deficiência. O projeto, que marca uma nova fase da plataforma 'Tudo Começa Pelo Respeito', foi lançado com a nova temporada da Fórmula 1.

Nos filmes, gravados no autódromo Velo Cittá, na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, o próprio Rodrigo, que perdeu os movimentos aos 18 anos após levar um tiro durante um assalto, é responsável por conduzir o automóvel – e o faz pela primeira vez desde o incidente.

Para a realização do projeto, em que foram envolvidos mais de 100 profissionais de diferentes áreas da Globo, um carro de corrida foi especialmente projetado e equipado para possibilitar uma experiência de direção através de um sistema que responde a comandos cerebrais. Elaborado pela equipe de Tecnologia da empresa, sensores foram instalados no capacete do piloto, que por sua vez estava conectado ao motor do veículo. Através de um software, o mapeamento dos impulsos elétricos produzidos pelas ondas cerebrais do piloto foi enviado para um computador de bordo conectado ao sistema de direção.

A tecnologia garantiu que a aceleração do carro e os movimentos de curva para direita e esquerda fossem conduzidos pelo pensamento de Rodrigo. Na prática, o sistema detecta os padrões de pensamento e, quando o pensamento treinado é repetido, o computador de bordo reage aos acionamentos necessários no sistema de direção.

Além dos sensores cerebrais, o carro foi equipado com um sistema de controle computadorizado de onde se aciona direção, acelerador, freio, embreagem e mudança de marcha. Uma câmera frontal detectou o traçado da pista. Para segurança de Rodrigo, o veículo contou com um receptor remoto e uma comunicação direta com as equipes no box.

Campanha

A campanha 'Movido a Respeito' é mais uma etapa da plataforma 'Tudo começa pelo Respeito', lançada pela Globo em 2016, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, e que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito.

· Confira o filme:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gK7phgZB4KU?rel=0&controls=0&showinfo=0&w=427&h=240]

FICHA TÉCNICA

Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho.
Criação: Marcelo Felicio, Alexandre Tommasi e Monica Tommasi.
Atendimento: Carla Sá, Daniela Farina e Patricia Doliveira.
Produção Globo: Jaqueline Couto, Fernanda Ribeiro, Milaine Almeida e Thais Soares.
Produtora: La Casa de la madre.
Direção: Jorge Brivilati.
Direção de fotografia: Bruno Tiezzi.
Produção Executiva: Renata Martins e Monica Branco.
Montagem: Tiago Feliciano.
Montagem Globo: Marcio Vieira e Rafael Fernandes.
Pós-produção e finalização: André Carvalho
Produtora de som: Enoise.
Locução: Rodrigo Mendes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.