Parceria da Ericsson com a UFSCar vai fomentar capacitação em IoT

0

O Departamento de Computação (DComp) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Ericsson, oferece neste semestre uma disciplina com foco em Internet das Coisas (IoT) na grade curricular do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. A disciplina de IoT será dividida em aulas teóricas e práticas, que pela primeira vez é inserida na grade curricular da instituição.

A iniciativa é parte das ações do Laboratório da Sociedade Conectada, inaugurado há um ano em Indaiatuba, e que tem por objetivo promover testes de novas tecnologias de Internet das Coisas (IoT) em projetos com impacto positivo para a sociedade, incluindo ações voltadas para água inteligente, agricultura, proteção de floresta, prevenção contra desastres, entre outros. Em seu aniversário de um ano, o Laboratório faz parte do Centro de Inovação da Ericsson, que investe em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As aulas, ministradas no Campus Sorocaba da Universidade, contam com suporte teórico e prático da Ericsson: parte do conteúdo que será usado foi sugerido pela equipe do Centro de Inovação da empresa, com materiais compartilhados da Ericsson; e uma aula prática acontecerá no Centro de Inovação, em Indaiatuba.

A parceria contará com o apoio da prefeitura do município por meio do Parque Tecnológico – parceiro da Ericsson para o desenvolvimento de softwares para cidades inteligentes, além de outras empresas parceiras, startups, operadoras de telecomunicações e o segmento acadêmico, representada por pesquisadores, alunos, universidades e institutos de pesquisa. A formação deste Polo está alinhada ao Plano Nacional de IoT anunciado pelo Ministério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.