Publicidade
Início Notícias Inovação Oito projetos para desenvolvimento de apps na área agrícola serão financiados por...

Oito projetos para desenvolvimento de apps na área agrícola serão financiados por programa da FAPESP

0
Publicidade

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anuncia um total de 64 projetos que receberão apoio para pesquisa científica por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE.

Os desafios de inovação propostos pelas micro, pequenas e médias empresas selecionadas incluem projetos que têm como alvo, por exemplo, o desenvolvimento de um cimento ósseo nanoestruturado, com poliol de açaí, bioativo com hidroxiapatita e de alta resistência mecânica, para tratar fraturas sem a utilização de implantes/parafusos.

Em outro caso, o projeto selecionado pesquisará a viabilidade de desenvolvimento de uma espécie de óculos capaz de capturar imagens que poderão ser compartilhadas com um médico e permitir o diagnóstico, de forma não-presencial, à distância, de doenças como catarata, úlceras corneanas e glaucoma. Na área de saúde, outro destaque é o apoio para o desenvolvimento de kits de diagnóstico rápido e de baixo custo utilizando biossensores para detecção de anticorpos do vírus da dengue e zika.

Serão anunciados também nove projetos que receberão apoio para o desenvolvimento industrial e comercial de produtos e processos inovadores, na chamada fase 3, por meio do PIPE/PAPPE-Subvenção, no âmbito de acordo firmado pela FAPESP com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Serão apoiados oito projetos selecionados na chamada de propostas lançada em 2017 para o apoio ao desenvolvimento de aplicativos com a finalidade de inovar procedimentos e aumentar a produtividade e a eficiência no setor agropecuário.

Os desafios e temas do edital foram propostos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Também será anunciado um projeto apoiado a partir da chamada de propostas, também do ano passado, voltada ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores destinados ao combate a a rboviroses.

O PAPPE – Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) com o objetivo de financiar atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores empreendidas por pesquisadores que atuem diretamente ou em cooperação com empresas de base tecnológica.

Já o PIPE, que completa 21 anos no próximo mês de junho, apoia a execução de pesquisa voltada à inovação em pequenas empresas do Estado de São Paulo, da análise da viabilidade da ideia (fase 1) ao desenvolvimento do projeto (fase 2).

No ano passado, o programa registrou recorde em número de projetos e em valores contratados. No total, foram fechados apoio de R$ 79,8 milhões para 237 novos projetos de startups, pequenas e médias empresas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile