Abril reformula sua estratégia mobile e lança a marca +Mob

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O grupo Abril decidiu realizar uma grande reformulação em sua estratégia de distribuição de conteúdo móvel este ano. A proposta é ter uma atuação que interligue diversos meios (SMS, MMS, aplicativos, wap sites etc) e que esteja presente em variados dispositivos móveis, desde um celular low end até um iPad. "Queremos levar informação e entretenimento para celular e qualquer outro dispositivo móvel. É uma estratégia 360 graus e com cross selling entre os produtos", explica a chief mobile officer do grupo Abril, Sandra Jimenez.
Como parte da nova estratégia, a empresa lança esta semana a marca +Mob, que servirá como uma marca "guarda-chuva" para todos os serviços do grupo em dispositivos móveis. Para divulgar a novidade, a Abril investirá fortemente em mídia. "Será o maior investimento já feito pela companhia para a divulgação de serviços móveis. E não estou contando a mídia interna, nos veículos do grupo", esclarece Sandra. A agência F.biz foi contratada para cuidar do plano de mídia da marca +Mob na internet e no celular. A F.biz é também a responsável pela conexão dos serviços da Abril às operadoras brasileiras.
A Abril tem hoje 20 canais SMS, com conteúdo gerado por diversas revistas do grupo. Atualmente, esses canais somam 500 mil assinantes. Com o esforço de divulgação do +Mob e as ações de cross selling, a meta é alcançar 2,5 milhões de assinantes até o fim do ano.
Também como parte da nova estratégia, cerca de metade dos atuais 30 sites móveis da Abril serão renovados este ano. Eles serão adaptados para serem mais bem visualizados de acordo com o tipo de celular usado pela sua audiência. O site móvel da Placar, por exemplo, recebe muitas visitas de aparelhos low end, com tela de baixa resolução. É preciso, portanto, ter uma versão do site que ofereça boa navegação para esse tipo de aparelho. Sandra espera que o tráfego nos sites móveis da Abril em dezembro de 2010 seja 80% maior do que era em dezembro de 2009.
Aplicativos e MMS
Uma das grandes apostas do grupo está em aplicativos móveis. Até agora, a Abril lançou três apps ("Comer e beber", "Brasileirão 2009" e "MTV ao vivo") que juntos somam mais de 200 mil downloads. Segundo Sandra Jimenez, o patrocínio de aplicativos é hoje a maior receita da empresa no mundo móvel. A proposta em 2010 é lançar pelo menos mais dez aplicativos para diferentes plataformas, como iPhone, RIM OS e Symbian. Dentre as novidades estarão os aplicativos da Veja São Paulo, da Copa do Mundo e da copa Libertadores da América. A meta é registrar este ano entre 400 e 600 mil downloads de aplicativos.
Depois da Copa do Mundo, a Abril pretende diversificar sua atuação em produtos MMS. Hoje, seu principal é a oferta de conteúdo white label para o serviço "Vivo Foto Notícias", da Vivo. A ideia é criar produtos com as marcas dos veículos do grupo.
Tela Viva Móvel
A executiva do grupo Abril participará do 9o Tela Viva Móvel, evento organizado pela Converge Comunicações e que será realizado nos dias 19 e 20 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A executiva dará uma palestra intitulada "De olho nos tablets e smartbooks". Mais informações: www.telavivamovel.com.br

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