O Google anunciou na terça-feira, 4, que começará a vender livros eletrônicos entre o fim de junho e o início de julho deste ano. Para isso, o site de buscas criará um novo serviço, chamado Google Editions, por meio do qual os usuários poderão acessar as obras por meio de qualquer navegador de internet, site ou dispositivo.
Segundo o diretor de parcerias estratégicas do Google, Chris Palma, os livros poderão ser buscados por meio de uma ferramenta de busca de livros e serão vendidos apenas as obras permitidas pelas editoras e distribuidoras. Palma não soube dizer, no entanto, quem decidirá o preço do livro virtual, se o próprio Google ou as editoras.
Por mais que as editoras ainda não tenham dado um parecer sobre a iniciativa, o lançamento do Google Editions vem sendo encarado como um passo importante para o site de buscas colocar os pés no crescente mercado de livros eletrônicos, hoje dominado pelo Kindle, da Amazon. A nova ferramenta, porém, tem a vantagem de não depender de um software ou aparelho para ser acessada – o Google Editions não passa de um grande servidor cheio de livros que pode ser acessado por meio de qualquer conexão à internet.
No entanto, observadores do setor avaliam que o lançamento de um serviço pago de livros eletrônicos pode ser um caminho em direção a um acordo com as editoras norte-americanas no litígio envolvendo o Google Books, projeto do site de buscas para a digitalização de livros e criação de uma biblioteca virtual gratuita. Palma classificou o novo Editions como uma "quebra de barreiras", pois será o teste para um serviço de buscas voltado diretamente para o varejo, que permite a compra instantânea dos produtos.
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