Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Copel inicia projeto de smart grid em Curitiba

Copel inicia projeto de smart grid em Curitiba

0
Publicidade

Nesta quarta-feira, 7, a Copel dará início, ao projeto piloto de redes inteligentes de energia elétrica (smart grid) em Curitiba, que vai abranger três bairros da capital. O projeto, denominado “Paraná Smart Grid”, combina uma série de inovações tecnológicas que promete reduzir o número e o tempo dos desligamentos na rede elétrica, possibilitará a medição do consumo de energia, água e gás a distância, descentralizará a geração de energia e servirá de vitrine a várias aplicações que antecipam o futuro da infraestrutura energética nas cidades.

“Este projeto piloto da Copel é um passo crucial no desenvolvimento das redes inteligentes, requisito para estimular a geração distribuída e converter as novas tecnologias do setor elétrico e das telecomunicações em benefícios para o consumidor”, destaca o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

A automação completa da rede elétrica, que dispensa a interferência humana para isolar trechos sem luz, é um dos objetivos mais ambiciosos do projeto da Copel. “Nosso smart grid pretende alcançar um nível de automatização da rede elétrica em que o monitoramento, a identificação e a transmissão de informações que permitem a reconfiguração da rede após uma interrupção no fornecimento possam ser realizados pelo próprio sistema”, explica o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Santo Daleffe. “Com isso, a população tem muito a ganhar no que se refere à qualidade do fornecimento de energia e à redução do número de interrupções no sistema.”

Outro diferencial do projeto será a medição a distância de água, luz e gás utilizando um mesmo canal de comunicação. Desenvolvida na própria empresa, a solução não apenas dará maior agilidade à realização das leituras — reduzindo os custos de operação que oneram as tarifas desses serviços —, mas também permitirá monitorar a qualidade do fornecimento e localizar de modo preciso pontos de perdas. “Aproveitaremos a convergência estratégica da Copel, Sanepar e Compagás, controladas pelo governo do estado, para efetivar um procedimento de controle e medição compartilhado sem igual no mundo”, explica Daleffe.

Projeto piloto

Para a implementação do projeto piloto, a Copel selecionou uma área com 10 mil unidades consumidoras localizadas nos bairros Bigorrilho, Campina do Siqueira e Mossunguê, e que inclui os prédios do Centro de Operação da Geração e Transmissão (COGT) e do polo operacional da empresa no Mossunguê. A definição da área deveu-se à grande densidade populacional do trecho, com presença amostral de todos os segmentos de consumidores de energia. “Nosso objetivo será testar essa tecnologia para estendê-la, em um segundo momento, a outras regiões da capital e do Estado”, ressalta Daleffe.

Além da automação da rede e telemedição de energia, água e gás, o projeto também inclui a microgeração distribuída por fontes solares e eólicas e testes de conceito que abrangem desde a automação predial até a integração à rede inteligente de eletropostos para carros, bicicletas e ônibus elétricos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile