Países emergentes responderão por 55% dos usuários de banda larga móvel neste ano

0

O número total de usuários de internet no mundo deve atingir cerca de 3 bilhões até o fim deste ano, sendo que dois terços serão provenientes de países em desenvolvimento, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 5, pela UIT (União Internacional de Telecomunicações), órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com o relatório, o número de assinantes de serviços de banda larga móvel chegará a 2,3 bilhões globalmente até o fim dezembro, dos quais 55% também devem ser de países em desenvolvimento. Globalmente, a penetração de banda larga móvel atingirá a 32%, sendo que nos países desenvolvidos totalizará a 84%, um nível quatro vezes maior que nos países em desenvolvimento (21%).

Os níveis de penetração da banda larga móvel são mais elevados na Europa (64%) e nas Américas (59%), seguido pela CEI (49%), Estados Árabes (25%), Ásia-Pacífico (23%) e África (19%).

O estudo mostra ainda que 44% das famílias de todo o mundo terão acesso à internet até o fim do ano e quase um terço (31%) das famílias nos países em desenvolvimento estará conectado, na comparação com 78% nos países desenvolvidos. A análise mostra que o acesso doméstico está se aproximando do nível de saturação nos países desenvolvidos.

No entanto, mais de 90% das pessoas que ainda não usam a rede mundial são de países em desenvolvimento. Na África, por exemplo, apenas um em cada dez domicílios estará conectado à internet até o fim deste ano. Apesar disso, o acesso em casa África continua a crescer na casa dos dois dígitos. Já na CEI (Comunidade dos Estados Independentes, composta por 11 ex-repúblicas que formavam a União Soviética) mais de um em cada dois domicílios estará conectado à rede.

Nas Américas, perto de duas em cada três pessoas estarão usando a web até o fim de 2014, a segunda maior taxa de penetração depois da Europa. A penetração da internet na Europa vai chegar a 75% — ou três em cada quatro pessoas — até o fim de 2014, a mais alta em todo o mundo. Além disso, um terço da população da Ásia e do Pacífico estará online até o fim do ano e cerca de 45% dos usuários de todo o mundo estará na região da Ásia-Pacífico.

A região das Américas, no entanto, é a que apresentará o menor crescimento da banda larga fixa, estimada em 2,5% e atingindo uma taxa de cerca de 17% de penetração até o fim de 2014. Já penetração da banda larga fixa da Europa é muito maior na comparação com outras regiões e quase três vezes mais elevada que a média global. Porém, África, Estados Árabes e CEI serão as únicas regiões com taxas de crescimento de penetração da banda larga fixa de dois dígitos. Até o dezembro deste ano, a penetração da banda larga fixa terá atingido quase 10% em nível mundial.

O estudo da UIT diz também que até dezembro serão 7 bilhões de linhas celulares — mais da metade delas (3,6 bilhões) estará na região Ásia-Pacífico. Novamente, segundo o órgão da ONU, o crescimento ocorre devido ao aumento no número de linhas móveis nos países em desenvolvimento, sendo que cerca de três em cada quatro delas no mundo até o fim do ano estarão nessas localidades. Nessas nações, a penetração das linhas celulares cresce o dobro, em média, do que nos desenvolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.